Esportes olímpicos

Brasileiro Sub-23 de atletismo vai definir representantes do país no torneio Sul-Americano em outubro

Brasileiro Sub-23 de atletismo definirá seleção para torneio Sul-Americano em outubro
Wagner Carmo/CBAt

Nos dias 4 e 5 de setembro, o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista, em São Paulo vai sediar o  Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo. A competição nacional irá definir os representantes do Brasil para o Campeonato Sul-Americano da categoria, em Georgetown, na Guiana, nos dias 8 e 9 de outubro.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo, o Campeonato Brasileiro Sub-23 recebeu a inscrição de atletas de 132 clubes, de 22 Estados e do Distrito Federal. Entre os inscritos pelos clubes, destaque para Lucas da Conceição Vilar que correu os 200 m nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Além dele, a competição também contará com a presença de Vida Aurora Caetano e Erik Felipe Cardoso, que integraram a seleção brasileira no Campeonato Mundial de Revezamentos da Silésia, na Polônia, em maio. Os velocistas são destaques no cenário nacional da categoria sub-23  nas provas dos 100 m, dos 200 m e revezamentos.


Atualmente, Erik Felipe Barbosa Cardoso é lidera o ranking brasileiro sub-23 dos 100 m, com 10.30 (-1.0), e ocupa o terceiro lugar nos 200 m, com 20.95 (0.7).

– Estou treinando bem, dentro das melhores condições possíveis em Santo André. Com orientação do Darci e da Rosana, tenho feito um excelente trabalho, ainda mais tendo ótimos companheiros de equipe-, disse o atleta de 21 anos.


– O objetivo é conseguir a classificação para o Sul-Americano, sempre pensando em fazer a melhor prova, melhorar minhas marcas e sair com o título. É colocar Deus na frente e fazer o melhor-, finalizou Erick.


Já a brasiliense Vida Aurora Manuela Evaristo Caetano, de 20 anos, alcançou grandes marcas pessoais nos 100 m, com 11.52 (0.8), e nos 200 m, com 23.62 (0.1), durante o Brasileiro Sub-20, disputado em dezembro, em Bragança Paulista. Além disso, foi eleita o destaque feminino no torneio.


– Espero me manter bem ranqueada para que eu possa treinar e ir ao Sul-Americano, melhorar minhas marcas e buscar títulos para o País-, completou a atleta.


O Campeonato Brasileiro Sub-23 tem início no próximo sábado às 8 horas de sábado, com as disputas das eliminatórias, semifinais e finais dos 100 m. No domingo, serão realizadas as semifinais por tempo e finais de diversas modalidades.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo