São Paulo

Carpini roda o elenco são-paulino nos primeiros jogos; veja os testes feitos

(Foto: Miguel Schincariol/Saopaulofc.net)

O treinador vem dando oportunidade a diversos atletas como forma de evitar desgastes e buscar alternativas dentro do elenco

Foto: Miguel Schincariol/Saopaulofc.net

O São Paulo vem fazendo o ‘dever de casa’ nos primeiros jogos do ano e já somou 7 dos 9 pontos possíveis, com direito a 100% de aproveitamento no MorumBIS. A equipe começa, aos poucos, a ganhar as digitais de Thiago Carpini. O treinador optou por promover um rodízio na equipe nos 3 primeiros compromissos de 2024 para, além de testar alternativas, poupar alguns jogadores para a primeira sequência de maior peso no ano contra Corinthians e Palmeiras.

No primeiro confronto diante do Santo André, em casa, o time iniciou com: Rafael; Igor Vinicius, Diego Costa, Alan Franco e Welington; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato e Lucas Moura; Luciano e Calleri. Com exceção de Arboleda, que estava fora por lesão e deve ocupar a vaga de Diego, essa parece ser a equipe mais próxima da considerada ideal por Carpini e que deve ir a campo nos clássicos dos próximos dias.

Já no segundo confronto diante do Mirassol, agora como visitante, Carpini deu oportunidade entre os 11 iniciais para Ferraresi, Galoppo e Ferreirinha, além de uma formação com 3 zagueiros. O argentino Galoppo, que já havia tido bons minutos no primeiro jogo, foi o destaque do jogo com 2 gols, sendo 1 anulado de maneira polêmica. Outro atleta que chamou a atenção foi Nikão, que, com poucos minutos em campo, criou boas oportunidades pelo lado direito do ataque. Juan também entrou, mas não foi bem e perdeu um grande oportunidade de gol após passe de Nikão.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

No terceiro e até então último confronto diante da Portuguesa, no MorumBIS, mais testes foram feitos. Arboleda se recuperou de lesão e formou dupla com Alan Franco. O meio-campo foi totalmente modificado. Nikão iniciou pela direita, sem grande brilho desta vez. A dupla de volantes foi formada pelos reforços Luiz Gustavo e Bobadilla que, apesar da falta de entrosamento, foram bem, com direito a gol do camisa 16. Galoppo foi testado em uma função diferente, dessa vez pelo lado esquerdo do campo, mas não se sentiu confortável e esteve abaixo.

Outra novidade foi a chance dada a Jandrei, que teve boa atuação. O goleiro, que só teve a primeira chance com Dorival em julho do ano passado, já teve seus primeiros minutos no início da temporada. Moreira fez sua reestreia após 4 meses fora dos gramados devido a uma lesão no joelho. Os minutos foram importantes, já que Igor Vinicius saiu de campo sentindo dores e é dúvida para os próximos jogos, sendo Moreira a única alternativa para a lateral-direita.

Mesmo que por poucos minutos, o teste de Galoppo como atacante central merece ser pontuado, já que demonstra que Carpini está buscando soluções ‘caseiras’ para a posição. Calleri tem créditos com a torcida, mas não vem bem. No entanto, o que preocupa mesmo são as alternativas para o argentino, já que Talles Wander não vem sendo nem ao menos relacionado e Juan não aproveitou mal as oportunidades.

Com pouco tempo de trabalho, Carpini ainda vem implementando seu estilo de jogo. O treinador, ao menos nos primeiros jogos, optou por um estilo de mais lançamentos e contra-ataques em relação ao time de Dorival, em especial após abrir vantagem no placar e obrigar o time adversário a se expor. Nesse sentido, os reforços de Ferreirinha e Erick, o segundo com bons minutos no primeiro jogo, prometem ser de grande valia para o novo técnico, já que ambos possuem o drible e a velocidade ideal para completarem as jogadas mais diretas da equipe.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo