Futebol Internacional

Casemiro surpreende em chegada ao Manchester Utd com tática ousada

Photo by Denis Doyle/Getty Images
Photo by Denis Doyle/Getty Images

“Sinto que tenho 18 ou 20 anos. Estou muito ansioso por isso”, foi assim que o volante Casemiro, 30, resumiu a sua emoção em vestir a camisa do Manchester United pela primeira vez como jogador. O titular absoluto da Seleção Brasileira também confessou estar animado em ter colegas brasileiros integrados ao elenco inglês.

Após 9 temporadas no Real Madrid, Casemiro decidiu deixar a Espanha em busca de um novo desafio na carreira. Na estadia no Bernabéu, o jogador conseguiu conquistar 18 títulos, sendo cinco deles a Liga dos Campeões da UEFA (2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).

Em sua apresentação oficial como atleta do Manchester United, Casemiro relembrou sobre sua passagem pelo São Paulo onde, ainda no sub-20, disputou um torneio na cidade inglesa que batiza o clube e atuou pela primeira vez no mítico estádio.

“Para ser sincero, volto aqui 15 anos depois. Não sei se muita gente sabe, mas fiz uma competição aqui com 15 anos, quando estava no São Paulo, e você tem aquele filme que passa pela sua cabeça que 15 anos depois você volta aqui para jogar pelo Manchester United. Nem nos seus sonhos mais loucos imaginaria voltar a jogar aqui. Sou o homem mais feliz do mundo”, afirmou.

Aos 30 anos, Casemiro foi envolvido em uma transação na casa dos 60 milhões de euros (R$ 312 milhões), uma das mais caras da atual janela de transferências internacionais. Ainda há no contrato cláusulas por metas atingidas que chegariam a mais 10 milhões de euros (R$ 51 milhões), segundo alguns jornais britânicos.

Apesar de ter sido procurado ainda em Janeiro pelo Manchester Utd, Casemiro apenas cogitou a ideia da transferência após o término da temporada. Conversou com Ancelotti, treinador do Real Madrid, e manifestou sua vontade de ir embora. Mas foi com um papo com colegas que atuam no Red Devils que o brasileiro decidiu desembarcar na terra da Rainha.

“Antes de vir para cá eu conversei com Fred. Ele é um amigo com quem jogo na seleção. Eu o conheço bem. Ele é um grande jogador e eu tenho uma relação especial com ele. Eles (Varane e CR7) são dois jogadores com quem tive o prazer de jogar. Poderíamos passar o dia todo falando sobre Cristiano. Ele é um dos melhores jogadores da história do futebol”, explicou Casemiro.

Tanto Fred, quanto o francês Varane foram importantes para Casemiro aceitar a proposta inglesa e reforçar a equipe de Erik ten Hag, “Ele (Raphael Varane) me disse que está feliz. A família dele está muito feliz aqui em Manchester e eu sinto que o Manchester United tem um grande zagueiro nele”, defendeu o brasileiro.

O fato do Manchester United também não ter nada em sua prateleira de títulos desde 2017 é algo que estimula Casemiro a embarcar no time. O jogador não disfarçou que está feliz com a oportunidade de tentar conquistar algo importante pelos Red Devils e também por atuar mais uma vez ao lado de Cristiano Ronaldo.

“Cristiano está lá em cima como um dos melhores jogadores da história do futebol e acho que ele continuará alcançando coisas.“, completou Casemiro, que desconversou sobre a continuidade do português na Inglaterra.

A tática que o fez vencedor no Real Madrid

Photo by JAVIER SORIANO/AFP via Getty Images

Casemiro é conhecido por seu alto poder de marcação e por conseguir ter uma enorme disciplina tática durante os jogos. Isso o faz um dos melhores em sua posição, tanto defensivamente quanto ofensivamente, quando realiza as coberturas para as subidas dos pontas e laterais.

No entanto, uma habilidade sua para o jogo é muita das vezes ignorada pelos adversários. Casemiro se tornou um jogador cerebral no Real Madrid desde que assumiu a titularidade. Com a postura de liderança da equipe e a comunicação com o setor defensivo, foi por muito tempo o principal jogador das linhas de defesa.

A grande estratégia de Casemiro para se manter diferente dos demais durante os jogos, se revela em encomendar a produção de dossiês sobre os árbitros das partidas em que disputará. Assim, o jogador estuda a forma de se comunicar com o oficial do jogo e não extrapola nos limites de reclamação.

Quem revelou a estratégia incomum no futebol foi o amigo e ex-funcionário do jogador, Bruno dos Anjos, que afirmou que Casemiro encomenda o dossiê dos árbitros em partidas importantes, e repassa ao elenco para que todos estejam ciente da forma como será arbitrada o confronto.

“Ele (Casemiro) desempenha um papel de falar muito com os árbitros e é mais provável que receba um cartão. Então é importante que eles entendam o que ele diz e que ele seja capaz de argumentar com eles, se necessário”, afirmou dos Anjos.

Pode parecer bizarro para as pessoas de fora do futebol, mas é comum a produção de documentos sobre detalhes que passam despercebidos pelos torcedores. Porém, vindo do próprio jogador e em uma situação que não o envolve diretamente, é incomum.

“Pode ser útil em certas situações”, completou Bruno que detalhou que os dossiês são pedidos como forma de entender o perfil do árbitro, onde ele vive, com quem vive, e se trabalha com algo fora do mundo do futebol, coisas que podem aproximar o jogador do juiz em conversas esporádicas no campo.

Também é importante para desenhar ao restante do elenco o perfil do árbitro, seu estilo de jogo e a forma como define as punições e os critérios. Para Casemiro, isso foi importante na temporada passada, o jogador brasileiro recebeu 16 cartões amarelos em 48 partidas e nenhuma expulsão.

O volante só foi expulso apenas duas vezes na carreira. Idolatrado na Espanha, Casemiro tem alta expectativas entre os ingleses e já estará disponível para ser utilizado no confronto contra o Southampton neste fim de semana.

Essas e outras notícias do Futebol Internacional você acompanha pelo Esporte News Mundo.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo