Campeonato Brasileiro

Caucaia é a equipe brasileira mais vazada dentre as quatro divisões do Brasileirão

João Moura / eujmoura

Quando terminou na sexta colocação do Campeonato Cearense 2020 e consequentemente conquistou uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro 2021, os planos do Caucaia eram os melhores possíveis. Fazer uma boa campanha e pensar no acesso para a terceira divisão. No entanto, a realidade tem sido muito diferente. Nos sete jogos disputados na última divisão nacional, a Raposa Metropolitana sofreu nada menos que 25 gols sendo, dessa forma, a equipe brasileira que mais vezes teve sua defesa vazada dentre os times das quatro divisões do Brasileirão.

Disputando pela primeira vez em seus 18 anos de história o Campeonato Brasileiro, a Raposa tem passado por um momento muito delicado financeiramente. Após ter tido um belo começo no Estadual desse ano quando terminou a primeira fase em quarto lugar com apenas seis gols tomados, o Caucaia foi completamente prejudicado pela segunda onda da Covid-19. Devido a paralisação dos jogos no Estado, o clube precisou desmontar um grupo que era composto por atletas como Ciel e Magno Alves, um dos maiores artilheiros do mundo em atividade, e terminou as rodadas com uma turma de jovens. Outra coisa que também prejudicou a equipe foi a perda de seis pontos por escalação irregular. Os péssimos números da segunda fase do Cearense têm sido iguais na Série D. Sete confrontos e 25 gols sofridos. O detalhe é que ainda restem sete rodadas no Brasileirão.

Derrotas no Campeonato Brasileiro como 4 a 1 para o Atlético Cearense, 7 a 0 para o Sousa-PB e 4 a 0 para o Treze-PB comprovam a fragilidade do sistema defensivo. Na temporada 2021, a equipe caucaiense foi vazada nada menos que 56 vezes em 21 partidas. Uma média de 2,6 gols por jogo. No Brasileirão foram 25 gols sofridos em sete confrontos, tendo uma média ainda mais negativa de 3,5 gols por duelo.

Nos últimos três confrontos, o time da Região Metropolitana de Fortaleza venceu um, perdeu dois e levou 13 gols, sendo 11 nos dois últimos jogos. Entre as equipes das séries A, B, C e D do Brasileirão, não há nenhum clube que tenha tido sua defesa vazada mais vezes que o Caucaia. Atrás dele, está a Chapecoense. Lanterna da Série A, o time catarinense levou 23 gols. Entre os nordestinos, Bahia, na Série A, e Confiança-SE, na Série B, aparecem logo em seguida com 19 gols tomados.

Veja abaixo lista completa de gols sofridos pelos clubes nordestinos nas séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

  • Série A
    Fortaleza – 9
    Ceará – 12
    Bahia – 19
    Sport – 11
  • Série B
    Náutico/PE – 6
    CRB/AL – 16
    Sampaio Corrêa/MA – 8
    CSA/AL – 10
    Confiança/SE – 19
    Vitória – 12
  • Série C
    Ferroviário – 5
    Floresta – 6
    Botafogo/PB – 5
    Altos/PI – 9
    Jacuipense/BA – 8
    Santa Cruz – 9
  • Série D
    Guarany de Sobral – 8
    Atlético/CE – 11
    4 de Julho/PI – 6
    Imperatriz/MA – 8
    Moto Club/MA – 8
    Juventude/MA – 13
    ABC/RN – 7
    Campinense/PB – 9
    Sousa/PB – 12
    América/RN – 11
    Treze/PB – 8
    Central/PE – 11
    Juazeirense/BA – 3
    Itabaiana/SE – 4
    Retrô/PE – 7
    Sergipe – 6
    Atlético/BA – 8
    Asa/AL – 11
    Bahia de Feira/BA – 9
    Murici/AL – 10
Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo