Geral

CBF e COPPEAD/ UFRJ unidas pelo fomento do Futebol

Foto: Divulgação: Site Cbf

CBF e COPPEAD/UFRJ fecham parceria inédita para a criação de uma Cátedra de Pesquisa. Objetivo é estimular a produção de conhecimento de gestão aplicado à “indústria” do futebol, mercado em constante ascensão mundial

A CBF Academy, instituição educacional da Confederação Brasileira de Futebol, fechou um acordo com o COPPEAD/UFRJ, escola de referência em gestão. O acordo prevê a criação da Cátedra de Pesquisa que ficará responsável por três grandes temas: Futebol Feminino, Valor da Marca CBF e Digitalização no Futebol.  A ideia é gerar a construção coletiva do conhecimento e maximizar a gestão do setor, tanto na administração das federações e dos clubes, quanto no ecossistema desse ramo que mexe com cifras elevadas e a paixão de milhares de torcedores.

A título de curiosidade, o Futebol movimentou R$ 6,8 Bilhões no Brasil em 2019, um valor quase 18% a mais do que no ano anterior (2018), apontada pelo levantamento da empresa Sports Vaule.  Segundo o raio-x da CBF, somente as negociações de jogadores e jogadoras que saíram ou ingressaram no Futebol Brasileiro em 2020 somaram amis de R$ 2 Bilhões. Neste cenário, a parceria entre a entidade máxima do futebol (CBF) e o COPPEAD/UFRJ marca um grande passo no desenvolvimento do setor.

“Estamos falando de produção intelectual no que diz respeito à gestão, negócio aplicado na indústria do futebol em geral e a contribuição para o desenvolvimento do setor e também da sociedade. Estudo e pesquisa devem ser contínuos e é isso que fazemos na CBF Academy”, explica Marco Dalpozzo, Diretor da CBF Academy e também de Recursos Humanos da CBF.

De acordo com Renato Cotta de Mello e Clarice Kogut, professores do COPPEAD e coordenadores do Centro de Estudos em Negócios Internacionais (CENI) e que estarão à frente do desenvolvimento das pesquisas, a Cátedra é um programa amplo que permite investigar, refletir e compreender as tendências, cenários e transformações no mercado nacional e internacional. 

“Desta forma serão desenvolvidas linhas de pesquisa que, no caso da CBF, serão focadas no Futebol Feminino, Valor da marca CBF no mundo e a Digitalização do futebol”, afirmam os coordenadores.

No total, a equipe do CENI contará com seis pesquisadores, dentre eles dois professores e quatro doutorandos, além da parceria com escolas internacionais na Europa e América Latina.

“Uma das iniciativas propostas será estudar exemplos de grandes clubes fora do país, que se tornaram verdadeiras empresas e se internacionalizaram, para que com esses exemplos possamos aprender a fazer um benchmarking, exemplo a Global Branding.

Posto isso, analisaremos diferenças culturais e casos de empresas Born Digitals, que trazem recursos tecnológicos para o Futebol e com isso influência o setor”, explica a professora Clarice, adicionando como será possível ter ainda mais profissionalização e rentabilidade do setor, desenvolvimento de recursos humanos dentre outros.

Em paralelo, segundo o professor Renato Cotta de Mello, a Cátedra da CBF possibilitará o apoio no que diz respeito às bolsas de estudo para alunos do doutorado e mestrado do COPPEAD desenvolverem conhecimento na área de gestão do futebol.

Para Elaine Tavares, Diretora do COPPEAD/UFRJ, o projeto de Cátedra é uma prática internacional de parceria entre academia e mercado que traz benefícios para todos os envolvidos, já que integra a geração do novo conhecimento com a prática gerencial. Ainda Elaine, comenta que a universidade se beneficia com os recursos das empresas para um conhecimento mais amplo e aumento de seu repertório.

Elaine conclui da seguinte forma: A sociedade ganha a aplicação de novos conhecimentos e tecnologias e a empresa patrocinadora, no caso a CBF, se conecta a um centro de excelência de padrão internacional, tendo acesso a estudos de ponta e participando da agenda de pesquisa e de ações, além de relacionar sua marca à produção de conhecimentos de vanguarda em gestão.

 Sobre a CBF Academy

Criada em 2016, a CBF Academy já formou mais de 10 mil alunos em seus cursos, que abrangem desde a formação de técnicos através das Licenças (PRO, A, B e C), até as áreas de gestão esportiva no futebol, análise de desempenho, preparação física e de goleiros, direito esportivo, intermediação de negociações, entre outros. Há cinco anos, quando iniciou suas atividades, a Academy contava com seis cursos. Em 2020, foram realizados 68.

Sobre o COPPEAD/UFRJ

O Instituto Coppead de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro é uma escola de negócios reconhecida globalmente pela sua excelência. O Coppead foi a terceira escola no Brasil e a primeira no Rio de Janeiro a oferecer um Programa de Doutorado; a primeira no Brasil a oferecer um MBA Full-Time de padrão internacional; e pioneira em Educação Executiva em Negócios e Gestão no Brasil. 

No Coppead, pesquisa e conhecimento são os eixos centrais de todas as atividades. O seu Full-Time MBA esteve 11 vezes no Top 100 do global MBA Ranking do Financial Times. O Seu MBA Executivo esteve 02 vezes no Top 100 do Executive MBA Ranking do Financial.

Siga o Esporte News Mundo no FacebookTwitter e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo