Outro lado

CBF tem 48 horas para explicar a justiça motivo pelo qual seleção não usa número 24

Lucas Figueiredo/CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deu um prazo de 48 horas para a CBF explicar por que a Seleção Brasileira de Futebol não tem nenhum jogador inscrito com a camisa número 24 na Copa América. A decisão é do juiz Ricardo Cyfer, da 10ª vara cível do Rio, após ação protocolado pela Organização sem fins lucrativos Arco Íris de Cidadania LGBT e conta com outros 4 questionamentos a serem respondidos pela confederação. Foi estipulado uma multa de R$ 800,00 por dia caso a entidade não responda.  

Na decisão, o juiz destacou importância da luta LGTBQIA+ pelo fim da descriminação entre seus membros e a necessidade da adoção de medidas afirmativas no âmbito esportivo, ainda mais no futebol, o qual ele diz que está inserido tradicionalmente no universo masculino.

No requerimento apresentado pelo advogado Carlos Nicodemos, do escritório NN Advogados e associados, é colocado que “o fato de a numeração da seleção brasileira pular o número 24, considerando a conotação histórica cultural envolta nesse número de associação aos gays deve ser entendido como uma clara ofensa à comunidade LGBTI+ e como uma atitude homofóbica.” Ele ainda afirma que “a CBF tem papel preponderante nessa discussão” e “é dela a responsabilidade de mudar essa cultura no futebol.”  

O número 24 é associado de forma preconceituosa no Brasil ao homem gay, devido ligação com animal ‘veado’ no jogo do bicho. Poucos clubes do Campeonato Brasileiro usam a numeração, no ano passado apenas um jogador foi inscrito com a camisa, Brenno, terceiro goleiro do Grêmio. Dos times que participam da Copa América, a seleção brasileira é a única que não faz uso do 24.  

Confira as perguntas que terão que ser respondidas pela CBF sobre o caso:

-A não inclusão do número 24 no uniforme oficial nas competições constitui uma política deliberada da interpelada?

-Qual o departamento dentro da interpelada que é responsável pela deliberação dos números no uniforme oficial da seleção?

-Em caso negativo, qual o motivo da não inclusão do número 24 no uniforme oficial da interpelada?

-Existe alguma orientação da Fifa ou da Conmebol sobre o registro de jogadores com o número 24 na camisa?

-Quais as pessoas e funcionários da interpelada que integram este departamento que delibera sobre a definição de números no uniforme oficial? 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo