A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu postergar nesta sexta-feira (27), o término do Campeonato Brasileiro da Série A 2023, para o dia 6 de dezembro. Inicialmente, a data prevista era o dia 3 de dezembro, uma diferença de apenas três dias.
A prorrogação será aplicada pela CBF a partir da 35ª rodada do campeonato e tem respaldo, com base em artigos do Regulamento Específico da Competição do Brasileiro Série A 2023 e também em artigos do Regulamento Geral das Competições (RGC). Todos os clubes e federações serão informados da decisão.
A decisão foi tomada pela CBF após a realização de inúmeras simulações e estudos para a garantia da integridade e equilíbrio técnico da competição, incluindo o fato de não perder uma conquista do futebol brasileiro nesta temporada, que foi a preservação das Datas-FIFA. Além disso, também foi levado em conta o melhor interesse para clubes, atletas e torcedores.
Jogos adiados do Campeonato Brasileiro são:
- Fluminense x São Paulo: previsto para o dia 4 de novembro, mas adiado por causa da presença do Fluminense nessa mesma data na decisão da Libertadores. Jogo será dia 22 de novembro, quarta-feira, às 21h30
- Fortaleza x Botafogo: deveria ter sido realizado em 24 de outubro, mas adiado porque o Botafogo precisou concluir seu jogo contra o Athletico-PR dois dias antes, em razão do apagão no estádio Nilton Santos. Jogo será dia 23 de novembro, quinta-feira, às 19h
- Flamengo x Bragantino: marcado para 28 de outubro e adiado porque o Maracanã está cedido para a Conmebol, que prepara o estádio para a final da Libertadores. Jogo será dia 23 de novembro, quinta-feira, às 21h30
A única exceção a essa regra será a partida entre Fortaleza e Cruzeiro, inicialmente prevista para este fim de semana, e adiado por causa da presença do time cearense na final da Copa Sul-Americana. Este jogo será disputado no dia 18 de novembro, um sábado, durante a data Fifa, período no qual a seleção brasileira fará dois jogos.
Culpa da Conmebol?
Em nota, a CBF disse que em dezembro do ano passado a Conmebol alterou seu calendário e, por isso, houve conflito com calendário publicado pela CBF, em setembro de 2022.
– Em dezembro de 2022, a Conmebol alterou seu calendário de 2023 e criou uma nova fase em uma de suas competições, o play-off da Conmebol Sul-Americana, utilizando três novas datas não previstas anteriormente. Com isso, houve um conflito com o calendário das competições nacionais da CBF, que foi publicado em setembro de 2022, após a divulgação do calendário de competições da Conmebol – em trecho da nota
Por fim, finaliza que a “alteração no encerramento do campeonato em nada irá afetar o calendário do futebol brasileiro da temporada de 2024, que será publicado em breve”.