Olimpíadas

Cerimônia Olímpica homenageia vítimas do atentado de Munique

Reprodução

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos quebrou os protocolos do COI e prestou uma digna homenagem às vítimas do atentado terrorista de Munique, ocorrido nas Olimpíadas da Alemanha, em 1972.

A tragédia, que ficou conhecida como Massacre de Munique, vitimou onze atletas da delegação israelense, sendo até hoje o maior atentado envolvendo um evento esportivo. Os esportistas foram tomados como reféns, após uma invasão na calada da noite, promovida pelo grupo terrorista palestino, que exigiu, inciialmente, a liberação de mais de 200 prisioneiros palestinos em Israel para que os reféns fossem soltos.

Quer saber tudo dos Jogos Olímpicos? Fique ligado no Esporte News Mundo

Ao amanhecer, após horas de negociação e uma vítima fatal, os sequestradores mudaram suas exigências, pedindo aviões e helicópteros e foram atendidos, no que se tratava de uma tentativa de emboscada da própria polícia. No entanto, o plano deu errado, resultando em cinco terroristas, 11 reféns e um policial mortos.

O Comitê Organizador da Olimpíada de Munique decidiu suspender os Jogos e uma cerimônia foi feita no Estádio Olímpico de Munique, para cerca de 80 mil espectadores e 3 mil atletas. O atentado forçou o governo alemão a criar uma unidade anti-terrorista e outras nações europeias tomaram a mesma medida. Os descendentes das vítimas do atentado foram indenizados pelo governo alemão algumas décadas depois.

É somente a segunda vez que os atletas vitimados em Munique são homenageados em uma edição de Jogos Olímpicos, a outra havia sido nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2012, nos jogos de Londres, o Comitê Olímpico Internacional vetou homenagem semelhante às vítimas do massacre, alegando que a Olimpíada não é local para uma lembrança triste.

A homenagem aconteceu em conjunto com o minuto de silêncio em memória das vítimas da Covid-19 e foi na contramão dos pedidos do COI em outras Olimpíadas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo