Tênis

Chaveamento de simples do ATP Finals é definido

ATP Finals
Divulgação/Twitter @atptour

O ATP World Tour Finals, último campeonato do ano, é disputado entre os oito maiores pontuadores da temporada e as oito duplas com a melhor classificação no ranking mundial. A edição de 2020 ocorrerá a partir deste domingo (15), na O2 Arena, em Londres, na Inglaterra. 

Novak Djokovic, Rafael Nadal, Dominic Thiem, Daniil Medvedev, Stefanos Tsitsipas, Alexander Zverev, Andrey Rublev e Diego Schwartzman são os atletas que duelarão em busca do quinto maior evento do circuito masculino nesta temporada.

 

Nesta quinta-feira (12), a Association of Tennis Professionals (ATP) divulgou o chaveamento de simples, que é dividido em dois quartetos. O primeiro grupo é composto por Djokovic, da Sérvia, Zverev, da Alemanha, Medvedev, da Rússia, e Schwartzman, da Argentina. Do outro lado, Nadal, da Espanha, Thiem, da Áustria, o atual campeão Tsitsipas, da Grécia, e Rublev, da Rússia, disputam entre si uma vaga na semifinal.

FORMATO DE DISPUTA

No Finals, não existe eliminação direta. Ou seja, todos os jogadores do grupo A se enfrentam, e assim acontece no grupo B. O campeão da fase de grupos da chave A joga a semifinal com o vice-campeão chave B. Já o campeão B concorre a outra vaga na final com o vice-campeão A. 

chaveamento
Divulgação/Instagram @atptour
chaveamento2
Divulgação/Instagram @atptour

CURIOSIDADES

O recordista de títulos do torneio é o suíço Roger Federer, com seis conquistas. Novak Djokovic, Pete Sampras e Ivan Lendl estão empatados na segunda posição com cinco triunfos cada. O espanhol Rafael Nadal não possui nenhuma taça do ATP Finals.

Neste ano, Djokovic, atual número um do mundo, além de buscar igualar Federer em títulos na competição, o sérvio pode ultrapassar o recorde do ex-melhor do mundo em semanas na liderança do ranking mundial (310). No momento, Nole acumula 294 semanas no topo e, caso seja o campeão (sem perder na fase de grupos), fica impossível de outro tenista superá-lo até chegar a 311 semanas no posto de primeiro colocado.

Siga os perfis do Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo