A mídia oficial da Fórmula 1 pediu aos diretores das 10 equipes do grid para elencar um top 10 dos melhores pilotos da temporada. Agora, na segunda-feira, 27, a F1 divulgou como ficou a classificação de acordo com os chefões do paddock.

O sistema de pontuação dos votos foi igual ao de classificação nas corridas: 25 pontos para o primeiro, 18 para o segundo, assim por diante, até o ponto único que o décimo colocado recebe. Apesar de envolver todos os chefes de equipe, as listas individuais ficaram em anonimato, sendo publicada apenas a votação geral.
Os três últimos, com pontuações bem similares, foram Esteban Ocon (10º, 41), Valtteri Bottas (9º, 43) e George Russell (8º, 44). Ocon conquistou uma vitória na temporada com sua Alpine, na Hungria, e acabou o campeonato em 11º. Já Bottas, apesar de ser terceiro na Fórmula 1 e conquistar 11 pódios, incluindo uma vitória, não foi bem sucedido em algumas provas e recebeu poucos votos. Oitavo na votação, Russell pontuou em quatro etapas na temporada, mas levou sua Williams ao pódio na Bélgica.

No meio do pelotão da votação, Pierre Gasly (7º, 64) mesmo marcando 110 dos 142 pontos de sua equipe e conquistar um pódio com a AlphaTauri, ficou atrás de Fernando Alonso (6º, 69) e Charles Leclerc (5º, 70). O espanhol pontuou em 15 corridas pela Alpine, incluindo o pódio no Catar, num retorno sem expectativas à Fórmula 1. Já o monegasco fez o melhor tempo nas classificações de Mônaco e Azerbaijão e foi o segundo na corrida em Silverstone, seu único pódio no ano pela Ferrari.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
+ Com Schumacher na reserva, como fica o futuro da Ferrari na Fórmula 1?
+ Ecclestone revela conversa com pai de Lewis Hamilton e critica GP de Abu Dhabi
Chegando ao pódio dos melhores, Carlos Sainz (4º, 85), ficou atrás de seu antigo companheiro, Lando Norris (3º, 110). O piloto da Ferrari surpreendeu em seu primeiro ano, conquistando quatro pódios e ficando à frente, no Campeonato de Pilotos, de Leclerc e do próprio Lando Norris. Sobre o britânico, começou a temporada muito bem pontuando nas 10 primeiras rodadas, incluindo três pódios, mas teve um ponto de virada na Rússia ao perder o que seria sua primeira vitória por um erro de decisão.

No topo, a disputa foi novamente acirrada, assim como nas pistas. E tal qual foi o resultado no Campeonato de Pilotos, Max Verstappen foi o líder (1º, 213), superando o heptacampeão Lewis Hamilton (2º, 192). Ambos trocaram golpes durante todo o ano, com o holandês levando 10 vitórias, e o britânico oito.
Os nomes que não apareceram no top 10 da Fórmula 1 feito pelos chefes de equipe, na ordem de suas classificações no Campeonato de Pilotos de 2021, foram: Sergio Perez, Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel, Lance Stroll, Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen, Antonio Giovinazzi, Mick Schumacher, Robert Kubica e Nikita Mazepin.
