Nesta domingo (04), acontece a corrida para o GP da Holanda. O piloto da Red Bull, Max Verstappen, está correndo em casa e busca mais uma vitória para ficar mais perto do bicampeonato da categoria.
A pista de Zandvoort vem com novidades. Há uma zona com brita “falsa” na curva 12. Na verdade, foi aplicada uma resina no primeiro metro da área de escape tornando-a rígida. Os pilotos terão menos aderência nesse trecho, mas não espalharam sujeira na pista.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
HISTÓRIA
A primeira corrida em Zandvoort foi realizada em 3 de junho de 1939, em um circuito de rua. O arquiteto Hans Hugenholtz projetou um circuito que foi inaugurado em 7 de agosto de 1948. No ano seguinte, foi realizado o primeiro Grande Prêmio. Em 1952, foi feito a primeira prova na Fórmula 1 sendo o primeiro Grande Prêmio dos Países Baixos. Entre 1949 e 1972, Hugenholtz foi diretor do autódromo.
O piloto que teve mais vitórias no circuito foi o britânico Jim Clark, com quatro vitórias. A Ferrari foi a maior equipe, com oito triunfos. E Nelson Piquet foi o primeiro brasileiro a vencer na pista.
CIRCUITO
A pista possui 4,307 km de extensão e um total de quatorze curvas. A primeira curva, chamada de “Tarzanbocht” (curva de Tarzan) é considerada a mais famosa e a mais perigosa do mundo. A curva três “Hugenholtzboch” e a curva quatorze “Arie Luyendijkbocht” tabmém são bem famosas por ambas serem inclinadas.
No GP da Holanda, teremos uma total de 72 voltas. A volta mais rápida da pista é de Lewis Hamilton, 1min11s097, em 2021. Até o momento, Verstappen lidera o campeonato com 284 pontos, seguido por Perez com 191 e Leclerc com 186.
O GP da Holanda acontece neste domingo (04), em Zandvoort. A largada está marcada para às 10hr (Horário de Brasília), mas vocês começam acompanhar as emoções e toda a cobertura aqui no Esporte News Mundo à partir das 9:30hr.