POR DANIEL FERNANDES E JOÃO ROBERTO
Nesta quinta-feira (1), o Cuiabá irá receber o Flamengo na Arena Pantanal, às 20h (horário de Brasília), pela 7° rodada do Campeonato Brasileiro. Ainda sem vencer, o Dourado aposta no fator casa, para surpreender o atual campeão brasileiro que precisa da vitória para se manter próximo dos líderes.
A equipe cuiabana precisará que o sistema defensivo e ofensivo estejam em harmonia nesta partida. Nos 5 jogos até aqui, quando a defesa não falha, o ataque deixa a desejar.
LEIA MAIS | Cuiabá x Flamengo: prováveis escalações, desfalques, onde assistir e opiniões
Nos últimos três jogos, foram três empates seguidos. Contra o América MG, a equipe demonstrou uma falta de entrosamento no ataque, tendo dificuldade em saídas rápidas no contra-ataque e na armação das jogadas, os principais jogadores para fazer essa função não conseguiram ter o controle da bola, o que culminou no 0x0. Já na partida contra o São Paulo, os erros partiram pelo lado defensivo, com um começo de jogo nervoso por parte do Cuiabá, os gols tomados ainda no primeiro tempo foram principalmente por erro de posicionamento da linha defensiva. Enquanto o ataque foi cirúrgico no momento certo fazendo dois gols em duas ótimas oportunidades, na bola parada e no contra-ataque.
O duelo contra o Sport, na Ilha do Retiro, talvez tenha sido a melhor partida da equipe mato-grossense, na questão tática. Dominou as ações em boa parte do jogo, mostrou repertório técnico, fechou os espaços impossibilitando o adversário chegar em sua área, criou várias chances de gol, realmente, o time estava mais encaixado. Porém, faltou oportunismo por parte dos atacantes como Clayson, Elton e Danilo Borges. Ambos tiveram chances claras de abrir o placar, mas desperdiçaram e não conseguiram a primeira vitória no Brasileirão.
Já o Flamengo ainda busca uma maior regularidade no Brasileirão e perdeu dois dos últimos três jogos, para RB Bragantino e Juventude. Ainda com muitos desfalques por conta da Copa América, o técnico Rogério Ceni sente falta de seus principais jogadores e precisa lidar com a irregularidade de Vitinho e Michael, que vêm sofrendo críticas.
+ Para ficar por dentro de tudo que ocorre no Campeonato Brasileiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.Leia mais
Após um período de estabilidade, o setor defensivo voltou a cometer falhas e deixar espaços. Nos últimos três jogos, foram cinco gols sofridos. Contra o Juventude, apesar do péssimo estado do gramado, faltou atenção na hora de fazer um recuo perigoso, dando uma chance para o adversário finalizar da entrada da área. A equipe de Ceni também encontra dificuldades na recomposição, o que causou gols contra Bragantino e Fortaleza.
A referência da equipe segue sendo Bruno Henrique, que assumiu o protagonismo no Flamengo nos últimos jogos e é a principal arma do time. Veloz e habilidoso, o atacante já tem três gols e uma assistência em cinco jogos neste Brasileirão.