Atual técnico do Athletico, Paulo Autuori, voltou ao clube na segunda metade de outubro. O experiente treinador no primeiro momento venho para exercer a função de diretor técnico, mas em seguida com a saída de Eduardo Barros, ocupou a dupla função. Autuori irá ficar como treinador do Athletico, apenas até o fim do Campeonato Brasileiro, que se encerra em fevereiro, ele e o clube já estão no mercado analisando possíveis nomes para o comando do Furacão neste 2021.
Autuori deve deixar o comando do Athletico, pois já alegou querer seguir carreira na área da gestão e já tem preparado o planejamento do clube para 2021 junto com o gerente executivo, William Thomas. A dupla não definiu um nome para assumir o comando, mas existem alguns profissionais que agradam o clube. Nomes como o de Roger Machado, que fez um estágio no clube em 2017 e Sebastián Beccacece, que deixou recentemente o Racing da Argentina, são mantidos no radar.
Além deles, existe boa parte da torcida que gostaria de ver o retorno do técnico multi-campeão pelo Furacão, Tiago Nunes. Vale lembrar que o treinador tem um bom contato com Autuori, que foi um dos responsáveis pela sua chegada do Athletico em 2017. Também existe a possibilidade de uma solução “caseira”, o português Antônio Oliveira, que atualmente é auxiliar de Autuori, tem agradado a diretoria do clube.
Relembre os números e estilos de jogo dos técnicos de 2020
O Athletico iniciou o ano com Dorival Júnior como técnico da equipe. Dorival comandou a equipe na reta final do Campeonato Paranaense, início de Brasileirão e Libertadores. O aproveitamento do treinador, que comandou a equipe em 18 partidas oficiais, foi de 55,5%. A equipe teve nove vitórias, três empates e seis derrotas. Vale lembrar que seis das vitórias foram no estadual. O Athletico de Dorival era uma equipe que buscava a posse de bola, mas muitas vezes não conseguia ser agressiva, apostava em muitos lançamentos e o meio-campo tinha grandes dificuldades para criar.
Após a saída de Dorival, o interino Eduardo Barros comandou a equipe. Vale ressaltar que Barros já havia comandado a equipe principal no fim do Brasileirão de 2019, depois que Tiago Nunes saiu, e a equipe de aspirante no início do Paranaense 2020. Nesta última passagem, Barros deixou o Athletico com 40% de aproveitamento, foram quatro vitórias, seis empates e cinco derrotas, sendo duas vitórias na Copa Libertadores. Com Barros o Athletico teve bons jogos, mas talvez a maior crítica seja pelo baixo aproveitamento no ataque. Foram 14 gols no total, sendo sete na Libertadores e apenas sete em dez partidas pelo Brasileirão.
Autuori assumiu o Athletico após a saída de Barros, a equipe que vinha em uma sequência de sete jogos sem vencer e estava dentro da zona de rebaixamento, perdeu mais quatro partidas no início de Autuori. Agora 15 jogos depois, o Athletico com o atual treinador tem seis vitórias, oito derrotas e um empate. Sendo um aproveitamento de 42%. Contando apenas Brasileirão, o desempenho é superior, são seis vitórias e cinco derrotas, com um aproveitamento de 54,5%, fato que fez o Athletico sair da zona de rebaixamento e ocupar a 11ª posição da competição.
Para saber tudo sobre o Athletico, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.