Sem a principal referência do time em campo, o Barcelona empatou em 1 a 1 com o Eibar. Os gols saíram no segundo tempo, dos pés de Kike Garcia e Ousmane Dembélé. Além dos gols, o Barça perdeu duas oportunidades claras, com o pênalti desperdiçado de Braithwaite e o gol impedido do camisa 9. Com o resultado, o Barça fica na 6ª colocação, com 25 pontos. Já o Eibar está na 14ª e soma 16 pontos na La Liga.
No primeiro tempo, o Barcelona teve dificuldades para manter a posse de bola no setor ofensivo e errava passes por conta da pressão alta do Eibar. Ainda nos primeiros minutos, Braithwaite teve duas oportunidades de deixar o Barça a frente no placar, mas perdeu um pênalti e estava em posição irregular no gol que marcou.
Já no segundo tempo, o Barcelona teve lampejos e errou muito. Em um desses erros, Kike abriu o placar para o Eibar. Porém, Dembélé entrou inspirado no segundo tempo e foi responsável pelo gol de empate, ao lado de Trincão e Coutinho.
Escalações:
Com Messi começando no banco, o técnico Koeman optou por escalar o Barcelona com Ter Stegen; Miguenza, Araujo e Lenglet; Sergi Dest, Pjanic, De Jong e Firpo; Griezmann e Pedri; Braithwaite.
Já o Eibar de Mendilibar levou a campo Dmitrovic; Pozo, Burgos, Bigaas e Rafa; Expósito e Álvarez; Kadzior, Diop e Inui; Kike.
O jogo:
Mesmo com Messi no banco, o Barcelona começou o jogo criando perigo. Com seis minutos, Araujo levou uma pancada de Bigas na área e o juiz assinalou o pênalti após consultar o VAR. Na ausência do cobrador oficial, Braithwaite foi para a bola e acabou desperdiçando a cobrança.
O Eiba percebeu o nervosismo do Barcelona após o pênalti pedido e cresceu no jogo. As jogadas pelas pontas e a bola aérea foram visadas, principalmente com Kike e Rafa. O Barça teve dificuldades com as jogadas em velocidade e sofreu com a marcação alta.
A troca de passses do Barcelona no campo de ataque não era eficiente, isso porque o time era previsível e o Eibar fechava os espaços. Além disso, o visitante descia com duas linhas de quatro e desarmava no passe final.
Porém, aos 24 do primeiro tempo, Braithwaite quase se redimiu ao abrir o placar. A jogada em velocidade começou pelo meio e Firpo recebeu na esquerda. Ele encontrou o camisa 9 do Barcelona dentro da área e fez o passe para o gol. Porém, Braithwaite estava impedido e o árbitro anulou o gol.
Até o final do primeiro tempo, Eibar e Barcelona tiveram chances de tirar o placar do zero. Porém, o visitante teve mais eficiência do que o Barça.
No segundo tempo, Koeman optou por Dembélé no lugar de Dest para trazer mais qualidade ofensiva ao Barcelona. Isso movimentou o setor do ataque e possibilitou mais criatividade. Pjanic, inclusive, teve uma oportunidade logo nos primeiros minutos.
Apesar da pressão do Barcelona, quem abriu o placar foi o Eibar. Após duas chances defendidas pelo goleiro Dmitrovic, Araujo se complicou com a bola e Kike chegou por trás para roubar e marcar o gol. Dembélé teve uma chance parecida minutos antes, mas não aproveitou.
Após o gol, o Barcelona cresceu na partida e respondeu à altura. A entrada de Coutinho e Trincão foi importante para a mudança de postura. A bola foi trabalhada no setor do meio até o ataque e Dembélé guardou o gol de empate.
O Barça continuou a pressão e conseguiu dominar a partida, principalmente com as trocas e a mudança de postura do time. A equipe apostava na velocidade pelas pontas e criou oportunidades assim com Trincão.
Nos acréscimos, o Barcelona ficou com um a menos. Coutinho saiu lesionado e sentiu o joelho após travar a perna em uma situação de ataque.