Automobilismo

Com passagem na F1 Esports, turco substituirá brasileiro na Fórmula 2

Cem Bölükbasi será primeiro piloto da F1 Esports a figurar na categoria.

Foto: Divulgação / Van Amersfoort Racing

A Charouz Racing System anunciou nesta quarta-feira, 12, que o Cem Bölükbasi será o novo piloto da equipe para a temporada de 2022 da Fórmula 2. O piloto de 23 anos será o primeiro turco a disputar a categoria, e substituirá um brasileiro da dupla: Enzo Fittipaldi ou Guilherme Samaia.

Cem Bolukbasi no carro da VAR (Divulgação / Van Amersfoort Racing)
Primeiras vezes de Bölükbasi no carro da Fórmula 2 (Divulgação / Van Amersfoort Racing)

Suas primeiras voltas no carro da F2 foram nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi em 2021. Na ocasião, Bölükbasi pilotou pela equipe estreante Van Amersfoort Racing, tentando conquistar uma vaga no grid da temporada e se adaptando ao maquinário. Mesmo sem demonstrar muito desempenho nos seus tempos, a equipe Charouz colocou uma das suas vagas à disposição do turco, que só teve agradecimentos pela chance:

— Estou muito, muito feliz em me juntar à Charouz Racing System para a temporada de 2022 da Fórmula 2. Trabalhei muito duro para ter uma oportunidade como esta e, primeiro de tudo, quero agradecer a Charouz por colocar sua confiança em mim, e farei o meu melhor para honrá-la. […] Mal posso esperar para começar os trabalhos com a equipe. A temporada que vem será muito longa e exigente, e ter a melhor relação com todo o pessoal será crucial para o resultado final.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

A indefinição fica com quem será sua dupla no ano enquanto a equipe Charouz não oficializar a saída de algum de seus pilotos. A maior possibilidade de troca, no entanto, fica para a saída de Guilherme Samaia e a manutenção de Enzo Fittipaldi. Samaia já tem 25 anos e iria para sua terceira temporada na categoria, enquanto Fittipaldi ainda tem 20 anos de idade e provavelmente fará seu primeiro ano completo na F2.

Além de ser o primeiro piloto da Turquia a chegar na categoria, Cem Bölükbasi também estreará como o primeiro piloto da F1 Esports a participar na F2. O turco correu na categoria virtual de 2017 a 2019, antes de competir e vencer a Formula Renault Esport Series. Nas pistas ‘reais’, Bölükbasi competiu na GT4, estreou na Formula Renault como convidado em um fim de semana, fez a temporada de 2021 na Fórmula 3, e também correu na Euroformula Open Championship (acabou em quinto com 9 corridas a menos).

Na temporada de 2021, a Charouz Racing System foi a penúltima colocada no Campeonato de Equipes, com o melhor resultado do ano com o segundo lugar de David Beckmann em Baku. O chefe da equipe, Antonín Charouz, também declarou sobre a temporada de estreia de Bölükbasi na Fórmula 2, falando sobre os desafios e a adaptação para a categoria:

— Estamos mais que encantados em receber um piloto brilhante como Cem na nossa equipe da Fórmula 2. Será uma experiência desafiadora e emocionante para ele, mas ele já mostrou que tem os números para aprender rapidamente e ter bons resultados em uma das categorias mais competitivas na base da Fórmula 1. […] Será uma temporada longa com 14 rodadas e isso pode ser algo que ele tome proveito. Na nossa parte, faremos tudo em nosso alcance para oferecer o melhor carro e guiá-lo nesse caminho de aprendizado.

Cem Bolukbasi no carro da VAR em Abu Dhabi (Divulgação / Formula 2)
Cem Bölükbasi saindo dos boxes em Abu Dhabi no carro da VAR (Divulgação / Formula 2)

As primeiras sessões de teste da pré-temporada da Fórmula 2 começam no dia 2 de março, no Bahrein com três dias disponíveis. A primeira corrida do calendário de 14 etapas duplas será também no GP de Sakhir, no dia 19 de março.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo