Atlético-MG

Como mandante, Cuca tem marca histórica no comando do Atlético-MG: ‘Duvido que outro treinador que tenha’

Como mandante, Cuca tem marca histórica no comando do Atlético-MG: 'Duvido que outro treinador que tenha'
Foto: Pedro Souza/Atlético-MG

O Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o América-MG no último sábado (22) e, por ter tido a melhor campanha da competição, se sagrou campeão mineiro pela 46ª vez, sendo a segunda seguida. O treinador Cuca conseguiu o seu tetracampeonato, sendo o terceiro com o Galo. Além do título, o técnico alcançou uma marca impressionante jogando em casa.

Fazem 26 jogos que Cuca não perde como mandante no comando do Atlético-MG, mas o mais impressionante é que o treinador perdeu apenas um jogo em casa no comandando do Galo em toda a sua carreira. Foi no dia 31 de julho de 2013, contra o Athletico, na Arena Independência. O alvinegro acabava de conquistar a América e encarou a sua segunda derrota seguida no Brasileirão, mas perdia de forma inédita em seus domínios desde a abertura do Novo Independência, em 2012.

A derrota para o Athletico no Independência marcava a partida de despedida do atacante Bernard, que se transferiu para o Shakhtar Donetski da Ucrânia e depois foi para o Everton da Inglaterra. Inclusive, foi ele quem marcou o primeiro gol da partida, aos 34 minutos do segundo tempo, mas o Atlético-MG levou a virada com um gol de Everton aos 40 e outro de Ederson aos 42 da etapa final, dando a primeira derrota do Galo como mandante desde 2011.

Bernard havia sido expulso por ter tirado a camisa quando marcou o seu gol de despedida, recebendo o seu segundo cartão amarelo.

— Eu tenho aqui no Atlético 63 partidas jogadas em BH, perdi uma, que foi uma quarta-feira a seguinte da Libertadores. Nós saímos na frente com gol do Bernard, ele tirou a camisa, comemorou, tomou o segundo amarelo e em cinco minutos nós tomamos dois gols do Athletico. Eu duvido que tenha outro treinador no mundo que tenha um histórico de ter 63 partidas como mandante com uma derrota. Isso nos dá muita força, porque o nosso time é muito forte dentro de casa e fora estamos jogando bem também, nós vencemos bem o América, o Cerro, ganhou muitas partidas também no Mineiro — relembrou Cuca após conquistar o seu 46º título mineiro.

Desde a derrota para o Athletico, são 26 jogos de invencibilidade de Cuca com o Atlético em casa — 11 vitórias e sete empates em 2013; seis vitórias e dois empates em 2021. Na atual temporada, o treinador soma 75% de aproveitamento, é campeão mineiro e tem a melhor campanha da Copa Libertadores. O técnico disse que com esses números a pressão diminui, mas vê margem para evolução do time.

— Estamos criando uma identidade nova dentro desse grupo, que tinha uma maneira de jogar, hoje está se adequando a uma outra maneira. Tudo isso é importante para nós. Imagina perder o título hoje em cima de toda a pressão que a gente tem que ganhar, como que venho hoje na entrevista? Enfim, a gente sabe que essa situações não entram em campo, mas a gente responde por elas. Agora eu acho que dá para se acalmar, porque temos tido números muito satisfatórios, mais de 75% de aproveitamento. Eu acho que dá para dar uma acalmada e melhorar, temos margem para melhorar ainda e, com certeza, a gente vai evoluir— disse Cuca.

Imbatível no Estadual

Sob o comando de Cuca, o Atlético-MG nunca perdeu jogando em casa no Campeonato Mineiro. Em 2012, foi campeão invicto, disputando sete jogos como mandante (seis vitórias e um empate, dando em 90% de aproveitamento). Em 2013, o treinador foi bicampeão jogando oito partidas em seus domínios, vencendo todas com 29 gols marcados (média de 3,62 por jogo) e seis sofridos (média de 0,75 por partida).

Em 2021, Cuca começou o Campeonato Mineiro na goleada em casa sobre o Coimbra por 3 a 0. As quatro partidas da primeira fase foram vencidas, já na semifinal, o Galo empatou em 1 a 1 com o Tombense e, na final, empatou em 0 a 0 com o América-MG, todos esses no Mineirão. Os empates nesta edição fez com que o Atlético-MG tivesse o seu menor aproveitamento em casa no Estadual entre as três edições, sendo 77,7%.

Para ficar informado sobre tudo que acontece com o Atlético-MG, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo