Futebol

Como o esporte mais famoso do Brasil é patrocinado

Foto: Vitor Silva/CBF

O patrocínio em esportes é uma das formas mais simples que os clubes encontram de manter sua renda e salários em dia. Como você já deve saber, no Brasil o esporte mais popular é o futebol e os patrocínios neste esporte geralmente vem duas formas diferentes, estampas em camisas e nomes em bens do time.

Você já deve ter notado que toda camisa de clube tem estampado nela o nome de alguma plataforma de jogos de azar, um banco ou algo similar, aquilo nada mais é do que um patrocínio. Os clubes fazem contratos com empresas de grande e médio porte cobrando valores anuais para na sua camisa as estampas com logos das empresas.

Por mais que isto possa parecer vantajoso apenas para os clubes ambos os lados recebem benefícios com isto. Por exemplo, quando um clube usa uma camisa com logo estampado ele carrega para todos os cantos do mundo o logo de uma marca o que ajuda a fortalecer ainda mais a ideia de uma marca e tornar ela mais familiar para todos.

Um dos mercados que anda investido bastante em patrocínios de clubes de futebol é o de bet apostas desportivas. O mercado de apostas está se tornando cada vez mais popular no Brasil, isto faz com que os tipos de investimento para esporte mudem. Hoje em dia você encontra clubes com patrocínios bem diferentes dos que existiam antigamente.

É muito comum encontrar na camisa de um time de futebol o logo de uma empresa de apostas esportivas, ou de um cassino. Este mercado está crescendo cada vez mais e ajudando as equipes financeiramente com os valores dos contratos.

Como as casas de apostas ajudam o esporte a crescer

Como foi dito anteriormente, para um clube andar com a estampa de uma marca em sua camisa ele cobra pelo trabalho. Esses valores nem sempre estão ligados a dinheiro, muitos contratos incluem facilidades para negociação de jogadores, porcentagens de valores de empresa, etc. O contrato pode trazer muitos benéficos financeiros e dentro de campo para uma equipe.

O mercado de apostas ao vivo está crescendo cada vez mais isto fez com que o mercado de patrocínios estampando camisas de times de futebol se tornasse ainda mais acirrado. Os contratos atuais que os clubes aceitam para patrocínio são muito grandes, praticamente apenas milionários conseguem fazer este tipo de investimento em marketing.

De fato, o clube lucra financeiramente com o patrocínio, mas ele também ganha mais torcedores por fazer isto. É muito comum que jogadores das plataformas que investem em futebol reconheçam o logo da plataforma na camisa de um time e por associar a confiabilidade da marca com o torcedor acaba torcendo pela equipe.

Como você pode notar, existem muitos benéficos tanto para o clube quanto para a empresa que patrocina o clube em uma negociação como esta. A tendência é que cada vez mais empresas comessem a estampar logos nas camisas de clube com contratos, pois é uma ótima forma de divulgar uma marca.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo