Confira como será o protocolo para a volta do Paranaense

campeonato-paranaense
Foto: Divulgação/FPF

O Campeonato Paranaense volta neste sábado (18). O retorno foi confirmado na quinta-feira (16), em reunião por videoconferência entre o governador Ratinho Junior, o secretário estadual de saúde Beto Preto, o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury, e representantes de seis dos oito clubes que disputarão as quartas de final da competição. 

Na reunião, foram discutidos os cuidados que deverão ser colocados em prática para evitar a contaminação pela Covid-19. O protocolo do Paranaense tem como base o elaborado pela CBF. Todos os jogos serão realizados sem a presença de público, com acesso restrito ao campo de jogo e vestiário limitado aos funcionários essenciais à administração do estádio, atletas e respectivas comissões, além das equipes de arbitragem, delegados da partida, controle de doping e imprensa.

Todos que entrarem no estádio deverão realizar um inquérito epidemiológico, para medição da temperatura e verificação da condição olfativa. Se o indivíduo apresentar temperatura acima dos 37,5º C ou suspeita de Covid-19 ele não poderá acessar o estádio e deve ser encaminhado para avaliação médica imediatamente. 

O uso de máscaras é obrigatório para todos nos ônibus, no banco de reservas, nos corredores e vestiários dos estádios e também para os jogadores no momento da execução do hino nacional. Durante o jogo, árbitro e atletas estão permitidos a ficar sem máscara, mas devem respeitar o distanciamento.

Jogadores deverão utilizar máscaras na execução do hino nacional. Foto: Coritiba

Distanciamento social

O protocolo do campeonato também sinaliza que deverão ser cumpridas várias normas de distanciamento e circulação de pessoas para evitar aglomerações:

  • Nas viagens, são permitidas no máximo 30 pessoas em cada veículo da delegação, e os ocupantes devem se sentar de forma alternada;
  • os ônibus dos times não podem chegar no mesmo momento no estádio; 
  • nos hotéis, os quartos devem ser individuais e o serviço de quarto não está permitido; 
  • comemorações conjuntas de gol não estão permitidas;
  • trocas de camisa e até cuspe no chão estão proibidos; 
  • todos devem respeitar a distância de no mínimo um metro um do outro.

Higienização do estádio e materiais 

Todos os ambientes do campeonato deverão ser higienizados previamente com solução de água sanitária. Será disponibilizado álcool 70% para higienização constante dos indivíduos e devem ser evitados cumprimentos antes das partidas. Macas deverão ser higienizadas, bem como as bolas do jogo pelos gandulas a cada reposição e após o final da partida. 

Retomada

O Campeonato Paranaense volta depois de quatro meses paralisado em função da pandemia de Covid-19. No sábado (18), Rio Branco x FC Cascavel e Cianorte x Operário abrem a rodada das quartas de final. No domingo (19), jogam Paraná Clube x Coritiba e Londrina x Athletico.

Para saber tudo sobre o futebol paranaense, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

1 Comment

1 Comments

  1. Pingback: Com time principal, Athletico enfrenta o Londrina na volta do estadual

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo