O Cuiabá E.C se sagrou campeão na tarde do último sábado (2) ao golear o União Rondonópolis na grande final do Campeonato Mato-grossense de 2022. Aplicou 4 a 0 em cima do adversário e faturou o seu 11º título em 20 anos de fundação, graças aos gols de Pepê, Alesson, Marllon e Valvidia.
LEIA MAIS
- Cuiabá goleia o União Rondonópolis na decisão e conquista o Campeonato Mato-grossense
- Atuações ENM: Pepê e Marllon se destacam na goleada do Cuiabá
Foi um estadual bem proveitoso para o Cuiabá e mostrou que o clube pode ir longe na temporada. Teve resultados expressivos em cima de bons adversários. O sistema defensivo do clube trabalhou bem, foi seguro e em diversas oportunidades, o gol de Walter ficou intacto, como no jogo de volta da final, não levou gols.
O sistema ofensivo também foi muito bem nesse início de temporada. Elton, remanescente da temporada passada, continua fazendo gols e é o artilheiro do clube entre o elenco todo. E os novos contratados para o ataque, dão nome nos jogos. Rodriguinho e Alesson, fizeram grandes jogos e muitos gols, apesar de terem chegado a pouco tempo.
Foram 13 jogos, dez vitórias, um empate (contra o Sinop) e uma derrota (contra o Luverdense). Na fase de grupos do Mato-grossense, o Cuiabá terminou na liderança, com 22 pontos em nove jogos, sete vitórias, um empate e uma derrota, tendo 81,5% de aproveitamento. Além de seis vitórias como mandante e quatro como visitante.
Quanto as goleadas, o Cuiabá protagonizou cinco vitórias elásticas, onde fez três gols ou mais, e não levou nenhum. Casos de Cuiabá 3 a 0 contra Dom Bosco e Ação, além dos 4 a 0 contra o Academia, Sorriso, União Rondonópolis (na volta da final) e o Dom Bosco, vitima favorita do Dourado na temporada.
Para saber tudo sobre o Cuiabá, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram.
NÚMEROS DO ESTADUAL
GOLS NO ESTADUAL: 8 Rodriguinho; 6 Alesson; 4 Elton e Felipe Marques; 2 Valdivia 1 André Felipe, João Lucas, André Luís, Paulão, Camilo, Kelvin Osorio, Rafael Gava, Marllon, Pepê e Jenison.
GOLS PELO CUIABÁ: 32 Elton; 27 Jenison; 15 Felipe Marques; 14 Rafael Gava; 10 Rodriguinho; 6 Alesson; 4 Pepê e Marllon; 2 Paulão. Valdivia e Camilo; 1 Kelvin Osorio, Alan Empereur, João Lucas, André Felipe.
VEJA OS RESULTADOS DOS JOGOS ATÉ A FINAL
- 1ª rodada: Cuiabá 3 x 0 Ação
- 2ª rodada: União Rondonópolis 1 x 2 Cuiabá
- 3ª rodada: Luverdense 2 x 1 Cuiabá
- 4ª rodada: Cuiabá 3 x 2 Nova Mutum
- 5ª rodada: Operário VG 0 x 1 Cuiabá
- 6ª rodada: Cuiabá 4 x 0 Academia
- 7ª rodada: Cuiabá 4 x 0 Dom Bosco
- 8ª rodada: Sinop 1 x 1 Cuiabá
- 9ª rodada: Cuiabá 4 x 0 Sorriso
Semifinal
- Ida: Dom Bosco 0 x 1 Cuiabá
- Volta: Cuiabá 3 x 0 Dom Bosco
Final
- Ida: União Rondonópolis 2 x 3 Cuiabá
- Volta: Cuiabá 4 x 0 União Rondonópolis
Agora, o Dourado nem terá tanto tempo de descanso e nem comemorar vai poder. Na quinta-feira (7) estreia na Copa Sul-Americana. Enfrenta o Melgar do Peru às 19h15 (de Brasília) na Arena Pantanal, pela 1ª rodada da fase de grupos. O Dourado figura no grupo B, junto com Melgar, Racing da Argentina e River Plate do Uruguai.