Campeonato Paulista

Corinthians atuou apenas uma vez no estádio Raulino de Oliveira e venceu com grande atuação de Gustavo Nery

Gustavo Nery foi destaque do Corinthians no Raulino de Oliveira
Foto: Reprodução / TV Globo

Na noite desta terça-feira (23), às 21h, o Corinthians vai encarar o Mirassol em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Paulista. O fato curioso é que o embate será sediado no Estádio General Sylvio Raulino de Oliveira, na cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. E essa não será a primeira vez do clube alvinegro atuando no local.

A primeira e, até então, única vez aconteceu no dia 05 de outubro de 2005, em jogo da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, diante do Fluminense. Na época comandado por Antônio Lopes, o time de Itaquera disputava ponto a ponto a competição com Goiás, Internacional e com o próprio Tricolor das Laranjeiras. A vitória era fundamental para as pretensões corintianas na temporada, que a conseguiu com grande atuação de um defensor.

Com auxílio da parceria com a MSI, fundo de investimentos britânico, o Corinthians montou um time recheado de jogadores de nível internacional. O grande destaque da equipe era Carlitos Tevez, argentino contratado do Boca Juniors-ARG, que em pouco tempo ganhou o coração da torcida. Ao seu lado tinha o atacante Nilmar, que vinha emprestado pelo Lyon-FRA, também adorado pela Fiel. Entre muitos outros, como Mascherano e Carlos Alberto.

No entanto, quem se destacou diante do Fluminense foi o lateral-esquerdo Gustavo Nery, que também tinha certa notoriedade no mercado brasileiro. O defensor camisa 4 era nome constante na Seleção Brasileira e foi titular na conquista da Copa América de 2004. Inclusive o jogador estava convocado para a amarelinha na mesma data, mas acabou liberado por Carlos Alberto Carreira para poder atuar pelo Timão, se reapresentando mais tarde.

O jogo

A partida tinha mando do Fluminense, que fazia uma campanha regular no Campeonato Brasileiro. Mas nem deu tempo para exercer o fator casa. Com apenas 55 segundos do apito inicial, em cobrança de falta ensaiada, Gustavo Nery mandou uma pancada contra o gol do goleiro Kléber, que não conseguiu defender.

Com a desvantagem no placar, o time do Rio de Janeiro acelerou e chegou com perigo diversas vezes contra o gol defendido por Fábio Costa. Então promessa da equipe, o atacante Lenny dava muito trabalho aos defensores alvinegros, assim como o jovem Arouca, ainda no início da trajetória profissional.

O Corinthians segurou a vantagem até o final do primeiro tempo. Na segunda metade, novamente nos primeiros minutos, o meia Roger Flores deu um lindo passe para o camisa 4, que saiu sozinho com o goleiro do Fluminense. Com muita categoria, Nery encobriu o arqueiro e aumentou a vantagem do Timão na partida.

Depois disso, o Fluminense até tentou pressionar o time corintiano, mas parou nas defesas de Fábio Costa, em noite inspirada.

Ficha técnica

Local: Estádio Raulino de Oliveira – Volta Redonda, RJ
Data: 05/10/2005
Horário: 21h45 (Brasília)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon
Renda: R$ 148.895,00
Público: 15.053 pagantes

Fluminense: Kléber; Gabriel, Gabriel Santos, Igor e Juan (Lino); Radamés, Arouca, Toró (Magrão) e Juninho; Lenny (Schneider) e Tuta. Téc: Abel Braga

Corinthians: Fábio Costa; Eduardo Ratinho, Betão, Marinho e Gustavo Nery (Wescley); Marcelo Mattos, Bruno Octávio, Rosinei (Fabrício) e Roger (Hugo); Nilmar e Tevez. Téc: Antônio Lopes

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo