Corinthians

Corinthians conhecerá seus adversários na Copa Sul-Americana nesta sexta-feira

Corinthians conhecerá nesta sexta-feira seus adversários na Copa Sul-Americana
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Ao ficar posicionado na 12ª colocação do Campeonato Brasileiro de 2020, o Corinthians se classificou para a Copa Sul-Americana, torneio que fica atrás apenas da Libertadores em termos de relevância na América do Sul. Nesta sexta-feira (09), a Conmebol irá realizar o sorteio que irá definir os grupos da 2ª fase da competição.

A seleção das chaves acontecerá na sede da entidade máxima do futebol sul-americano que fica localizada na cidade de Luque, no Paraguai, às 13h (horário de Brasília). Por conta de sua colocação no ranking de clubes da Conmebol (23º), o Timão entra na Sul-Americana diretamente na fase de grupos do torneio e como cabeça de chave de um deles.

Esta fase da competição terá 32 clubes no total, divididos em 8 grupos de 4 equipes cada. Apenas os primeiros colocados classificam-se para as oitavas de final e enfrentarão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores.

Ao todo, 26 times já são nomes certos para essa fase da Sul-Americana. Para completar os 32 postulantes ao título, faltam as definições dos dois representantes uruguaios e os clubes que forem eliminados na terceira fase da Libertadores. Essas equipes serão conhecidas apenas na próxima semana e todas elas ficaram inseridas no pote 4 do sorteio.

Além do Alvinegro paulista, Athletico-PR, Atlético-GO, Bahia, Ceará e RB Bragantino são os outros representantes do Brasil na Sul-Americana até o momento. Times do mesmo país não poderão ficar no mesmo grupo, a não ser que um dos clubes seja um dos eliminados da terceira fase da Libertadores. 

É válido relembrar que Santos e Grêmio são os times brasileiros que disputam essa fase anterior a de grupos no maior torneio do continente e, caso não se classifiquem, irão ocupar uma das vagas reservadas no pote 4. O Peixe venceu o San Lorenzo por 3 a 1, fora de casa, no jogo de ida, e o Imortal ainda enfrentará pela primeira vez o Independiente Del Valle, no Equador, nesta sexta-feira (09).

Como ficarão separadas as bolinhas

Os quatros potes que serão usados para definir os grupos da competição continental estão divididos dessa forma:

Pote 1: Independiente-ARG (10º), Lanús-ARG (17º), Corinthians (23°), Athletico-PR (24º), Emelec-EQU (25°), Jorge Wilstermann-BOL (38°), Rosario Central-ARG (43°) e Newell´s Old Boys-ARG (56°).

Pote 2: Palestino-CHI (62°), Deportes Tolima-COL (63°), Arsenal de Sarandi-ARG (65°), Bahia (67º), Melgar-PER (71°), La Equidad-COL (99°), Huachipato-CHI (116º) e Sport Huancayo-PER (122°)

Pote 3: Guabirá-BOL (172°), Talleres-ARG (178º), 12 de Octubre-PAR (180º), Aucas-EQU (195º), Atlético-GO (199º), Araguá-VEN (217°), River Plate-PAR (221º) e Ceará (262º).


Pote 4: RB Bragantino (SC), Metropolitanos-VEN (SC), Montevideo City Torque-URU ou Fénix-URU, Cerro Largo-URU ou Peñarol-URU, Independiente Del Valle-EQU ou Grêmio, San Lorenzo-ARG ou Santos, Bolívar-BOL ou Junior Barranquilla-COL e Libertad-PAR ou Atlético Nacional-COL.

* Entre parênteses está descrita a classificação da equipe no ranking da Conmebol
** SC – Equipes fora do ranking da Conmebol

O vencedor da Copa Sul-Americana irá faturar, somando as premiações de todas as fases, US$ 6,8 milhões (cerca de R$ 37,8 milhões, na cotação atual). Além do fator esportivo, o título da competição pode significar um alívio para os cofres corinthianos.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo