Corinthians

Corinthians de Mancini troca menos passes em relação a Tiago e Coelho no Brasileirão

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Vagner Mancini chegou ao Corinthians fazendo diversas mudanças, principalmente buscando resgatar a competitividade, coragem dos jogadores, organização tática e agressividade do time. Notavelmente o time do Parque São Jorge mudou sua forma de jogar: trabalha menos a bola, tenta ser mais compacto defensivamente e procura usar velocidade para chegar mais rápido ao gol.

Tudo isso refletiu diretamente em uma estatística: a troca de passes. Com Vagner Mancini, o Corinthians troca uma média de 318 passes por jogo no Campeonato Brasileiro. Esse número é bem menor quando relacionado às atuações comandadas por Tiago Nunes e Dyego Coelho, que trocavam, em média, 516 e 455 passes por jogo, respectivamente.

Esse dado tem uma relação clara com a posse de bola, já que o time não a mantém como antes. Segundo o SofaScore, a média de posse de bola do Corinthians com Mancini é de 37,2%. Nos primeiros oito jogos – que foram sob o comando de Tiago Nunes – o Alvinegro manteve uma média de 54,6% de posse, já com Coelho, em sete jogos, 53,2%.

Professor Mancini

Mancini só tem quatro jogos orientando o Timão e, desde o primeiro, contra o Athletico, já conseguiu deixar suas ideias claras. Jogar fazendo uso de marcação, velocidade, agressividade e procurando ser mais efetivo do que antes, mesmo que isso signifique abdicar da bola.

Naquela primeira ocasião, fora de casa, o Corinthians teve 39% da bola, trocou 332 passes e venceu o Furacão por 1 a 0. Depois, ao enfrentar o Flamengo em casa, perdeu de 5 a 1, mas a ideia em si não mudou, a posse foi de 38% e o time trocou 314 passes.

No terceiro jogo de Vagner Mancini, em São Januário, veio a vitória por 2 a 1 e mais uma vez os números não mentiram: 313 passes trocados e 37% da posse de bola. No último sábado (31), ao vencer o líder Internacional por 1 a 0, mesmo em casa, isso se manteve. O Corinthians anulou o Colorado mantendo a bola por 35% do tempo e trocando 315 passes.

O próximo compromisso da equipe é pela volta das oitavas da Copa do Brasil, na quarta-feira (4), às 21h30, contra o América-MG, na Arena Independência.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo