Corinthians

Corinthians é condenado a pagar dívida milionária aos familiares de Tim Maia

Corinthians é condenado a pagar dívida milionária à família de Tim Maia e a gravadora.

O Corinthians foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar os familiares do cantor Tim Maia e também a gravadora Warner Chappel, pelo uso da música ” Não Quero Dinheiro, Eu Só Quero Amar”

(Foto: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians)

O Corinthians foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar os familiares do cantor Tim Maia e também a gravadora Warner Chappel, pelo uso da música ” Não Quero Dinheiro, Eu Só Quero Amar”. O nostálgico hit foi utilizado em ações publicitárias do Clube do Parque São Jorge, durante o Mundial de Clubes de 2012. A ação ainda não teve um valor definido, no entanto os herdeiros cobram inicialmente, R$ 4 milhões. O Corinthians pode recorrer da decisão.

É fato que a música em questão, é normalmente utilizada pela torcida em dias de jogo do Timão e isso é algo que é permitido perante a lei. No entanto, na época em 2012 durante o Mundial de Clubes, o Corinthians utilizou a canção em ações comerciais sem pedir a autorização aos detentores dos direitos econômicos (herdeiros e gravadora).

Para saber tudo que acontece no meio do futebol, siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitter, e Facebook.

Conforme divulgado previamente pelo jornalista Rogério Gentile, em sua coluna no UOL, os envolvidos alegam que o Corinthians utilizou o trecho da canção na televisão, em mídias sociais e plataformas de streaming, além do uso de camisas pelos jogadores com a letra estampada. Eles ainda afirmam que as ações não fariam sentido sem a existência da obra.

O Clube, por sua vez, se defendeu dizendo que a música surgiu por meio da torcida e que os vídeos foram feitos pela Rede Globo. O Corinthians ainda, afirma que é uma paráfrase da canção de Tim Maia, o que não precisaria de autorização prévia segundo a lei. Ambos argumentos foram negados pela Justiça paulista.

A desembargadora Maria do Carmo Honório, relatora do processo, escreveu na decisão do dia 27 de Julho, o seguinte: É certo que o trecho ‘a semana inteira fiquei te esperando, pra te ver Corinthians, pra te ver jogando (…) NÃO constitui mera paráfrase da letra original. Isso porque, além de reproduzir na íntegra o trecho ‘a semana inteira, fiquei te esperando’ , manteve a melodia da música amplamente conhecida. Quanto aos vídeos veiculados pela Rede Globo, a relatora afirma que “houve exploração econômica por parte do Corinthians, inclusive com o uso do trecho estampado nas camisetas dos jogadores”.

Confira a letra da música utilizada pelo Corinthians:

A semana inteira, fiquei esperando, pra te ver Corinthians, pra te ver jogando

Quando a gente ama, não mede esforço, pra te ver jogar, te ver jogar, te ver jogar.

Confira a letra original da música de Tim Maia:

A semana inteira, fiquei esperando, pra te ver sorrindo, pra te ver cantando

Quando a gente ama, não pensa em dinheiro, só se quer amar, só quer amar, só quer amar.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo