Nas primeiras horas da madrugada desta quarta-feira (18), pouco após o empate contra o Boca Juniors pela Libertadores, o Corinthians emitiu uma nota, no qual o clube se posicionou contra manifestações de racismo da torcida argentina e a dificuldade de acesso dos corinthianos à La Bombonera.
A assessoria de imprensa do Alvinegro se refere a um vídeo publicado em redes sociais no qual é possível ver torcedores do Boca imitando macacos na arquibancada. Além disso, o clube informou também que a torcida do Corinthians teve problemas para entrar no estádio.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.
“O Sport Club Corinthians Paulista considera inaceitáveis as manifestações de racismo da torcida do Boca Juniors, bem como o tratamento dado à sua torcida na chegada do estádio La Bombonera”, diz trecho da nota. Confira a publicação completa no fim do texto.
Diversos clubes brasileiros sofreram com atos racistas de torcedores estrangeiros em partidas da atual edição da Libertadores, incluindo o próprio Corinthians no primeiro jogo contra o Boca Juniors, na capital paulista.
+ Atuações ENM: Setor defensivo que falha também salva e segura empate do Corinthians diante do Boca;
+ Auxiliar de Vítor Pereira comemora empate do Corinthians com um a menos: ‘Soubemos sofrer’
Após protesto das equipes, a Conmebol endureceu as regras de prevenção ao racismo e, de acordo com o Código Disciplinar da entidade, quem cometer esse tipo de crime receberá uma multa com valor mínimo de US$ 100 mil (cerca de R$ 500 mil na cotação atual). Ainda há a possibilidade de jogos com portões ou parte das arquibancadas fechadas como punição aos clubes.
Além de problemas para conseguir acompanhar o jogo das arquibancadas de La Bombomera, muitos cornithianos relataram dificuldades no embarque de um voo a Buenos Aires já na manhã de terça-feira, que foi adiado para o período da tarde e chegaria à capital argentina pouco antes da bola rolar.
Confira a nota completa publicada pelo Corinthians:
“O Sport Club Corinthians Paulista considera inaceitáveis as manifestações de racismo da torcida do Boca Juniors, bem como o tratamento dado à sua torcida na chegada do estádio La Bombonera, o que retardou a ocupação dos lugares reservados a ela ao longo de toda a primeira etapa.
Muitos corinthianos, com ingresso, só conseguiram acompanhar a partida de dentro do estádio no segundo tempo por atraso na escolta ou revista nos portões.
O clube vai protocolar reclamação formal à CONMEBOL para apuração de responsabilidades e punições, além de requerer ações preventivas nos próximos jogos.
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista.”