Geral

Corinthians vence Salgueiro e mantém retrospecto perfeito em primeira fase de Copa do Brasil

Corinthians comemora gol contra o Salgueiro
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians visitou o Salgueiro-PE, na noite desta quarta-feira (17), e, com a vitória por 3 a 0 sobre o time pernambucano, confirmou sua vaga na segunda fase da Copa do Brasil. Além de se classificar e já saber que irá duelar com o Retrô-PE para continuar em busca da taça, o  Timão manteve o retrospecto de nunca ter sido eliminado na primeira fase da competição. 

Desde a primeira edição da Copa do Brasil, disputada em 1989, o Alvinegro paulista jogou o torneio desde o início, contando já com 2021, em 20 oportunidades. Em todas as ocasiões o Timão conseguiu superar seu adversário, seja em jogo único ou no placar agregado, e conquistou a classificação.

Em 1997, o Corinthians até precisou disputar uma fase preliminar, contra o Mixto-MT, antes de enfrentar o Juventude na primeira fase da Copa do Brasil. Mesmo assim, em ambos os confrontos, o Timão conseguiu superar os adversários.

Outro fato curioso relacionado ao clube do Parque São Jorge com a fase inicial do torneio nacional é que nas três edições que o Alvinegro sagrou-se campeão, sendo elas 1995, 2002 e 2009, o time iniciou sua trajetória no campeonato desde a primeira fase.

Com Marcelinho Carioca e companhia, o Corinthians abriu o caminho para o primeiro título contra o Operário , de Mato-Grosso. Depois do empate em 1 a 1 no Centro-Oeste, a classificação foi selada no Parque São Jorge com um 4 a 0.

Já em 2002, o time de Parreira que tinha como trio de ataque Gil, Deivid e Leandro iniciou  campanha com duas vitórias, por 2 a 1 — no estádio Albertão — e 2 a 0 — no Pacaembu —, sobre o River do Piauí. 

No tricampeonato, o Timão bateu o Itumbiara, de Goiás, fora de casa por 2 a 0, e seguindo o regulamento daquela edição, nem precisou do jogo de volta em São Paulo para despachar o adversário da competição. Essa partida também marcou a estreia de Ronaldo com a camisa corinthiana.

Agora, novamente tendo a vantagem de poder empatar e ainda se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil, o Corinthians terá pela frente o Retrô, novamente uma equipe pernambucana, para testar esse retrospecto favorável para o Alvinegro paulista. O adversário da vez foi fundado recentemente, em 2016, e tem como chamariz seu moderníssimo centro de treinamento que pode chegar a um investimento de R$ 55 milhões.  

O ponto inicial foi dado e depende de Mancini e de seus comandados tentar aproveitar o bom retrospecto e o início positio de caminhada para buscar o tetracampeonato da Copa do Brasil para o Timão.

Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo