Coritiba

Contra a maré: Coritiba não se manifesta no Dia Internacional contra a LGBTfobia

Coritiba
(Foto: Divulgação/Coritiba)

Caminhando ‘contra’ as manifestações de apoio contra a LGBTfobia que a maioria dos clubes do Brasil divulgaram nesta terça-feira (17), o Coritiba se manteve em silêncio nas redes sociais durante todo o dia; em uma data que marca uma luta tão importante da sociedade. Tal luta social teve-se início no dia 17 de maio de 1990, em que a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – então, no dia 17 de maio de 2004, a data teve sua representatividade iniciada por movimentos sociais e pouco tempo depois, obteve o apoio e a adesão da Organização das Nações Unidas (ONU) e outros diversos países pelo mundo.

A partir disso, clubes tradicionais como São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Cruzeiro e os rivais de dentro do estado, Athletico e o Paraná Clube, divulgaram em suas redes sociais o apoio aos movimentos e as pautas LGBTQIA+.

O silêncio ficou apenas institucionalmente

Por conta do momento que o clube está; referente a precoce eliminação no Estadual, desligamento de pessoas ligadas diretamente à diretoria do clube, o Coxa optou por não divulgar nenhuma nota no dia de hoje. Então, foi divulgado durante a tarde na conta do Twitter do @InstaCoritiba e depois confirmado pelo jornalista Felipe Dalke – que o clube não iria se pronunciar perante a pauta, dizendo que a diretoria “não autorizou nenhuma postagem que não seja sobre futebol, nem mesmo em apoio à causa LGBTQIA+”. Então, em um dia como tão importante como esse, em uma luta diária, o Coritiba não irá se pronunciar.

O Coritiba tem como um dos seus dizeres ser “O orgulho do povo” – em toda sua história o clube e a torcida andaram lado a lado em prol das vitórias e honras do clube. Com isso, o Esporte News Mundo trouxe aqui os ‘tweets’ da torcida coxa-branca que representam o clube em momento que necessitaria de um pronunciamento de forma ‘oficial’ para o apoio de uma pauta tão importante.

Veja o apoio da torcida:

Até o momento da publicação desta matéria, o Coritiba não se pronunciou ofialmente em nenhum dos seus canais oficiais.

Para ficar ligado em tudo o que acontece com o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Click to comment

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

To Top