Coritiba

Coritiba promove renovação do gramado do Couto Pereira com semente de inverno antes de estreia na Série B; entenda

Foto: Divulgação/TV Coxa
Foto: Divulgação/TV Coxa

Sem atuar no Estádio Couto Pereira desde março, quando foi eliminado no Campeonato Paranaense, o Coritiba utiliza deste período para revitalizar e realizar a manutenção do gramado de sua casa, para que esteja nas melhores condições para a estreia da equipe na Série B do Campeonato Brasileiro.

Para isso, foi realizado o plantio de uma grama de inverno, que garante maior resistência durante o período de baixas temperaturas, entre os meses de abril e novembro – caso não ocorra o aumento da temperatura na região do Paraná antes do verão. Este processo é realizado anualmente, fazendo com que o clube e a comissão técnica tenham as melhores condições possíveis de jogo à disposição.

+ Para saber tudo sobre o Coritiba, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook Instagram

A base do gramado do Couto Pereira é a bermuda tifway 419, que necessita de mais luz e predomina em altas temperaturas. Outras praças, como Arena do Grêmio, Beira-Rio e São Januário, têm a mesma grama na composição de seus campos. Devido a isso, o clube realiza essa suplementação do campo, ao semear a grama de inverno e garantir a prática do esporte neste período.

Andressa Ferreira, coordenadora de Infraestrutura e Facilities do Coritiba, garante que o torcedor irá apreciar o resultado final da operação. “A grama de inverno traz um verde mais bonito, mais forte, e deixa o gramado com a condição que o torcedor está acostumado. Ela vai se desenvolver e garantir melhor densidade no período entre abril e novembro, garantindo a prática do esporte”, explica.

A operação, que é realizada todos os anos devido à condição climática de Curitiba, dura em torno de três semanas. Normalmente, o clube se utiliza de um período em que não haverá jogos no Couto Pereira para possibilitar o plantio, como ocorreu após a eliminação no Campeonato Paranaense, diante do Maringá.

“Não é só jogar a semente de inverno. É preciso fazer o corte vertical, descompactação e colocar uma camada de areia por cima do gramado, para fazer a cobertura da semente”, afirma a coordenadora. Esse trabalho dura entre três a cinco dias, mas o estádio fica fechado para o uso por até 20 dias. Os trabalhos de renovação do gramado foram iniciados no dia 3 de abril.

De acordo com o planejamento do Coritiba, o Couto Pereira estará à disposição a partir do dia 23 de abril. O início da Série B acontece no dia 21, mas a equipe paranaense estreará fora de casa, contra a Ponte Preta. Contra o Brusque, no dia 28, o estádio já estará liberado para o uso.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo