Cruzeiro

Cruzeiro adota ações contra discriminação racial para a partida diante do Figueirense

Foto: Daniel Hott/Cruzeiro

O Cruzeiro divulgou nesta sexta-feira (20), em suas redes sociais, que adotará, diante da partida contra o Figueirense, nesta noite, uma série de ações contra a discriminação racial no Dia da Consciência Negra.

Os jogadores celestes usarão as camisas no primeiro tempo com expressões racistas riscadas acima dos números. Entre elas estarão os termos: como “serviço de preto”, “nega maluca”, “denegrir”, “criado mudo”, “lista negra”, “coisa de preto”, “da cor do pecado” e “a coisa tá preta”.

Além disso, a cor preta das expressões, de acordo com o clube, provoca uma leitura difícil, como uma forma de representar o quanto a luta contra o racismo ainda é oculta no dia a dia. Por fim, os atletas do clube usarão, em suas camisas, o Patch do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que é parceiro do clube nesta iniciativa.

Foto: Daniel Hott/Cruzeiro

O presidente do Cruzeiro, Sérgio Santos Rodrigues, destacou a responsabilidade e o poder de transformação social do Clube.

—Está em nossa missão ser protagonista no cenário esportivo e impactar positivamente a trajetória das pessoas, promovendo assim a transformação social. Muitas destas palavras as pessoas falam sem pensar no sentido, muitas vezes sem saber, porque estão enraizadas no nosso vocabulário, mas precisamos mudar isso. O Cruzeiro pode e deve trazer os holofotes a estas causas, que promovem uma conscientização, educação e reforcem a igualdade e o respeito. Temos que aproveitar essas oportunidades para não somente fazer ações pontuais, mas realizar uma série de iniciativas constantes que de fato proporcionem mudanças permanentes, citou.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo