Cruzeiro

Argentinos são os estrangeiros que mais vestiram a camisa do Cruzeiro; veja ranking

Argentinos são os estrangeiros que mais vestiram a camisa do Cruzeiro; veja ranking
Foto: Vinnicius Silva/Cruzeiro

O Cruzeiro é conhecido por ser um time que obtém bastante sucesso com jogadores estrangeiros. É impossível pensar no clube sem lembrar de nomes como os de Juan Pablo Sorín, Roberto Perfumo, Victor Aristizábal, Cláudio Maldonado, entre tantos outros. Por essa característica intrínseca, a redação do Esporte News Mundo decidiu fazer um levantamento acerca destes jogadores estrangeiros e seus países. A fonte consultada foi o Cruzeiropédia, site especializado na história celeste.

Nos dados, constam que 65 estrangeiros já vestiram a camisa do Cruzeiro na história, tendo, atualmente, três deles com contrato vigente com o clube: o argentino Ariel Cabral, que retornou recentemente de empréstimo ao Goiás e que é o estrangeiro com mais jogos na história do clube, juntamente com o uruguaio De Arrascaeta, o lateral-direito Raul Cáceres, titular da equipe de Felipe Conceição, e o atacante boliviano Marcelo Moreno, que vive fase ruim no clube.

Citado acima, Giorgian de Arrascaeta é o estrangeiro com mais gols na história do Cruzeiro, tendo anotado 50 tentos, seguido de perto por Marcelo Moreno, que já balançou as redes 49 vezes pela Raposa. O espanhol Carazo completa o “top 3” com 44 gols.

Argentinos são os estrangeiros que mais vestiram a camisa do Cruzeiro; veja ranking
Com De Arrascaeta fora do Cruzeiro, Marcelo Moreno tem caminho livre para alcançar o posto de maior artilheiro estrangeiro da história do clube – Foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

A argentina, com 15 jogadores, é o país que mais cedeu jogadores para o Cruzeiro na história, seguido por Uruguai, com 13 e a Colômbia, com oito. Apesar de ser incomum no Brasil, o time celeste já teve jogadores africanos e europeus em seu quadro, com quatro camaroneses, um italiano, um francês, um alemão e um espanhol. Alguns países vizinhos, como Venezuela e Peru só tiveram um atleta na Raposa. Apesar da presença significativa de Marcelo Moreno, a Bolívia teve apenas três jogadores, menos que Camarões.

Confira o ranking de países e os jogadores de cada um deles. É importante ressaltar que alguns dos atletas não chegaram a atuar em jogos oficiais ou profissionalmente pelo Cruzeiro. No final do ranking há uma tabela que explica melhor.

Países e jogadores

Argentina (15): Ariel Cabral, Lucas Romero, Perfumo, Sorín, Montillo, Ábila, Mancuello, Farías, Barcos, Martinuccio, Sanchéz Miño, Pisano, Messidoro, Rudman**, Prediger****.

Uruguai (13): De Arrascaeta, Revétria, Victorino, Repetto, Buchelli, Federico Gino, Pablo Forlán, Adán Machado,
Fernando Canto**, Gutierrez, Carlos Manuel**, Mario Menchaca**, Gonzalo Latorre***.

Colômbia (8): Viveros, Aristizábal, Luis Orejuela, Freddy Rincón, Riascos, Diego Árias, Javier Reyna, Iván Angulo.

Paraguai (7): Raul Cáceres, Espínola, Ortigoza, Samudio, Sotelo, Quintana, Enzo Ávalos***.

Equador (5): Espinoza, Guerrón, Kunty Caicedo, De La Cruz, Fidel Martínez***.

Chile (4): Maldonado, Mena, Tapia, Seymour.

Camarões (4): William Andem, Joel, Wanga**, Arnold***.

Bolívia (3): Marcelo Moreno, Mauricio Ramos, Gilbert Álvarez***.

Espanha (1): Carazo.

França (1): Bernard.

Itália (1): Benito.

Alemanha (1): Viktor.

Peru (1): Palacios.

Venezuela (1): Fazano.

Legenda

* O goleiro Fasano, que veio do Deportivo Itália, da Venezuela, para o Cruzeiro em 1967, nasceu em Bari, na Itália, mas foi criado na Argentina. Em 1969 naturalizou-se venezuelano para defender a seleção daquele país nas eliminatórias da Copa do Mundo;
** Os jogadores disputaram apenas amistosos e não acertaram contrato com o Clube;
*** Os jogadores foram contratados e só jogaram nas categorias de base;
**** Teve contrato no time profissional, porém não atuou em nenhum jogo.

Para saber tudo sobre o Cruzeiro, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo