Um clássico decisivo movimentará Belo Horizonte. Em situações distintas, Cruzeiro e América se enfrentarão neste domingo (1º), às 16h, no Mineirão. O derbi surge nesta 25ª rodada, em um momento importante para o futuro de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro. A Raposa busca criar uma boa margem longe do Z4 e manter na disputa por vaga em competição internacional, enquanto o Coelho, em difícil situação, busca escapar do rebaixamento.
O Cruzeiro vem de uma derrota para o Fluminense por 1 a 0, dentro do Maracanã, e caiu para a 13ª posição, com 29 pontos. O clube ainda se encontra na zona para a Copa Sul-Americana, em um cenário de grande disputa entre clube com a mesma pontuação, como o Cuiabá (12º) e Internacional (13º). Uma vitória também pode servir para se distanciar do Z-4, hoje com quatro pontos de vantagem do 17º lugar, que é o Bahia.
Por outro lado, o América está uma situação bastante delicada na tabela. Na vice-lanterna (19º) com 17 pontos, o clube vinha de uma sequência de duas vitórias, até ser derrotado para o Red Bull Bragantino e Vasco. Hoje, a distância para o Goiás, primeito fora da zona de rebaixamento, é de nove pontos, e a equipe busca um resultado favorável para abaixar esta longa desvantagem.
RETROSPECTO
A Raposa leva uma larga vantagem frente ao Coelho. Segundo o Cruzeiropédia, ao todo foram 372 confrontos, sendo 157 vitórias do Cruzeiro, 107 triunfos do América, e 108 empates. Desde 2021, o time do Alameda levou um tabu de seis vitórias seguidas frente aos cruzeirenses, mas, no último duelo no primeiro turno da Série A, o time celeste aplicou uma sonora goleada por 4 a 0 no Horto.
FICHA DE JOGO
- Cruzeiro x América-MG
- Competição: Campeonato Brasileiro Série A 2023 – 25ª rodada
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Leandro Pedro Vuaden – RS
- Assistente 1: Bruno Boschilia (FIFA) – PR
- Assistente 2: Maurício Coelho Silva Penna – RS
- Quarto Árbitro: Michel Patrick Costa Guimarães – MG
- Assessor: Clieber Elias Leite – GO
- Árbitro de Vídeo: Rafael Traci (FIFA) – SC
- AVAR: Helton Nunes – SC
- Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Alexandre Vargas Tavares de Jesus – RJ
- Observador de VAR: Rodrigo Pereira Joia – RJ
ONDE ASSISTIR
A partida terá transmissão da Globo Minas, e Premiere FC.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Luciano Castan, Neris e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva e Mateus Vital; Wesley, Nikão, Bruno Rodrigues (Gilberto).
Desfalques: Rafael Papagaio, Wesley Gasolina, Rafael Bilu, Ramiro e João Marcelo (lesionados); Matheus Pereira (em recuperação).
AMÉRICA-MG: Cavichioli; Danilo Avelar, Burgos e Ricardo Silva; Javier Mendez, Breno, Juninho e Nicolas; Benítez (Cazares), Pedrinho e Mastriani.
Desfalques: Iago Maidana, Felipe Azevedo e Martínez (suspensos); Alê, Matheusinho, Rodrigo Varanda e Matheus Henrique (lesionados)
PALPITES
Nathan Sacchetto, setorista do Cruzeiro:
“Mesmo com a vasta dificuldade da Raposa no seu coletivo, o Cruzeiro está mais organizado e alinhado se compararmos com o time americano. Por isso, vejo que o time celeste, principalmente com o Mineirão de casa cheia, terá fatores mais positivos para apresentar um desempenho melhor que os anteriores quando jogou pelo Campeonato Brasileiro, e assim sair vitorioso. Acho que dará Cruzeiro no clássico diante do América.”
Palpite: Cruzeiro 2×0 América
Daniel Mendes, setorista do América:
“Vindo de duas derrotas consecutivas no Brasileirão, a situação do América vai ficando cada vez mais difícil na tabela de classificação. Acredito que teremos um jogo muito disputado no Mineirão, com equilíbrio de ambas as partes, até porque o Cruzeiro também tem oscilado bastante na competição.”
Palpite: Cruzeiro 1×1 América
Para saber tudo sobre o Cruzeiro e o América, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.