Fluminense

De olho no sorteio da Sul-Americana, Fluminense pode ter pelo caminho times argentinos, altitude e a algoz LDU

Foto: Reprodução / Flickr Conmebol

Depois da trágica e dolorida eliminação na 3ª fase da Pré-Libertadores, o Fluminense volta suas atenções para outro torneio internacional: a Copa Sul-Americana. O caminho do Tricolor Carioca começa a ser traçado na competição, nesta sexta-feira (25), quando acontece o sorteio da fase de grupos da “Sula” à partir do meio-dia (horário de Brasília). O Time de Guerreiros está no Pote 4, junto com outra equipe brasileira, o Cuiabá.

De acordo com o regulamento do sorteio divulgado pela CONMEBOL, as 32 equipes serão distribuídas em oito grupos, com quatro times cada, sendo formado por um representante de cada pote. Equipes de um mesmo país não vão poder ficar no mesmo grupo. Com isso, o Fluminense descarta a possibilidade de enfrentar, logo de cara, Internacional, São Paulo, Santos, Ceará e a própria equipe do Centro-Oeste do país.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook.

Os times do Pote 1 serão os cabeças de chave da Sul-Americana e foram colocados nesse pote pelo critério da melhor colocação no ranking da CONMEBOL. Nos Potes 2 e 3, os times também foram distribuídos de acordo com a posição na tabela da entidade. No Pote 4, além da posição na classificação – nos casos de Cuiabá, Antofagasta (CHI), Guaireña (PAR) e General Caballero (PAR) –, há os times quatro eliminados da Pré-Libertadores.

Brasil e Argentina levam, cada um, seis equipes, enquanto que Uruguai, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Equador e Venezuela tem quatro representantes cada. Neste cenário, o Fluminense tem grandes chances de enfrentar adversários tradicionais do futebol sul-americano na fase de grupos.

O Pote 1 representa a maior ameaça ao Tricolor na fase de grupos da competição e, é provável que dali saia o adversário direto na busca por uma vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. O Fluminense pode ter pela frente o Rei de Copas, Independiente (ARG); o campeão da “Sula” de 2013, Lanús (ARG); o também argentino, Racing; a algoz da Libertadores 2008, LDU (EQU); e o finalista da Sul-Americana 2018, Junior Barraquilla (COL).

+ Em boa fase, André comenta sobre futuro: ‘Minha Europa é o Fluminense’

+ Fred realiza atividades normalmente e Luiz Henrique segue em tratamento no Fluminense

Caso não tenha não caia em um grupo com alguns dos argentinos do Pote 1, o Fluminense ainda corre o risco de enfrentar o Defensa y Justicia, equipe campeã da Copa Sul-Americana de 2020 e que está no Pote 2. Nesse pote, o Tricolor Carioca ainda pode enfrentar os times que atuam na temida altitude de La Paz (Bolívia). Jorge Wilsterman e Oriente Petrolero tem chances de entrar no caminho do Time de Guerreiros na fase de grupos.

Apesar das equipes com o nível técnico inferior, o Pote 3 também reserva adversários que podem complicar a vida do Fluminense na Sul-Americana. Com toda a tradição argentina nesse tipo de competição, Banfield e Unión Santa Fé se candidatam como possíveis adversários do Tricolor. E novamente a possibilidade de jogar na altitude volta a ser motivo de preocupação para o elenco do Flu: o Ayacucho, do Peru, tem a seu favor os mais de 2.700 metros de altitude para surpreender na Sulamericana.

O sorteio tem boas chances de trazer um grupo, relativamente, tranquilo para o Fluminense. No melhor dos cenários, a equipe carioca vai ter apenas um adversário à altura na busca pela liderança do grupo e a consequente classificação à próxima fase. Os sorteios recentes, no entanto, trazem pesadelos à torcida tricolor. Na Libertadores 2021, o time caiu no “grupo da morte” contra River Plate (ARG), Junior Barraquilla (COL) e Santa Fé (COL). Na fase prévia da competição continental deste ano, o Time de Guerreiros caiu em uma chave complicada e acabou eliminado pelo Olímpia (PAR), nos pênaltis.

O sorteio da Copa Sul-Americana 2022 acontece nesta sexta-feira (25), na sede da CONMEBOL, em Luque (Paraguai), a partir do meio-dia (horário de Brasília). O evento será transmitido pela ESPN e pelo serviço de streaming Star+. A final da competição está programada para acontecer no dia 1º de outubro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo