Após a vitória de ontem (27), por 2×1 contra o Paraná,o Botafogo segue vivo na Copa do Brasil. O clube Alvinegro mantém a esperança no alto para conquistar o seu primeiro título na competição.
A Copa do Brasil foi criada para aplacar o descontentamento das federações de estados com menor tradição no futebol nacional, cujos representantes dificilmente teriam a oportunidade de enfrentar um “clube grande” durante o ano, após a diminuição do número de participantes do Campeonato Brasileiro de 87.
Nos últimos anos, o ano de melhor desempenho na competição foi em 2017. Confira abaixo a trajetória em cada ano.
2015
Podemos dizer que 2015 não foi um ano tão alegre para o Botafogo, porém o Clube teve algumas vitórias importantes. Neste ano o time Alvinegro disputou a série B do Campeonato Brasileiro, mas pela felicidade da torcida, o título foi para general severiano.
Pela Copa do Brasil, foi eliminado na terceira fase, confira os resultados:
- Botafogo 2×2 Botafogo-PB
- Botafogo 4×2 Botafogo-PB
- Botafogo 2×1 Capivariano
- Botafogo 3×0 Capivariano
- Botafogo 2×2 Figueirense
- Botafogo 0x1 Figueirense
2016
Em um ano de derrota na final do carioca para o Vasco, ninguém imaginava o que estava por vir na Copa do Brasil de 2016 e 2017. Mas o Glorioso ficou só no sonho. Acabou eliminado nas oitavas de final pelo Cruzeiro, goleado por 5 a 2 no jogo de ida e derrotado por 1 a 0 na volta.
- Botafogo 1×0 Coruripe
- Botafogo 1×1 Coruripe
- Botafogo 2×1 Juazeirense
- Botafogo 1×0 Juazeirense
- Botafogo 2×2 Bragantino
- Botafogo 1×0 Bragantino
- Botafogo 2×5 Cruzeiro
- Botafogo 0x1 Cruzeiro
2017
Em um ano de vitórias importantes, um ótimo desempenho na libertadores e um grupo consolidado, o Botafogo foi eliminado pelo seu rival carioca, Flamengo, na semifinal do torneio.
- Botafogo 2×1 Sport
- Botafogo 1×1 Sport
- Botafogo 0x1 Atlético-MG
- Botafogo 3×0 Atlético-MG
- Botafogo 0x0 Flamengo
- Botafogo 0x1 Flamengo
2018
Enquanto 2017 foi um ano glorioso, 2018 o futebol foi diminuindo de intensidade. Invicto na temporada, classificado para a semifinal da Taça Guanabara. o Botafogo chegou como favorito na Copa do Brasil.
A confiança na classificação aumentou quando Rodrigo Pimpão abriu o placar no início do jogo. Mas a pressão do adversário foi maior e a derrota por virada chegou. A noite marcou o jogo de número 442 do goleiro Jefferson.
- Botafogo 1×2 Aparecidense
2019
Mais uma frustração. Esse foi o desempenho em 2019, após ser eliminado na terceira fase para a Juventude. Justamente o adversário que já frustrou os planos alvinegros no passado.
O sonho de conquistar a Copa do Brasil foi outra vez adiado para o próximo ano. Em 2018 foi a pior campanha do Alvinegro na competição, em 2019 foi mais longe, resta torcer para 2020 o primeiro título chegar.
- Botafogo 2×0 Campinense
- Botafogo 3×0 Cuiabá
- Botafogo 1×1 Juventude
- Botafogo 1×2 Juventude
2020
Neste ano as competições ficaram com o calendário apertado por conta da paralisação da pandemia do novo coronavírus. Mas como já dito, o Botafogo segue vivo na Copa do Brasil.
Na primeira fase o Botafogo empatou por 1×1 com o Caxias. Na segunda, também deu empate por 1×1, só que o adversário desta vez foi o Náutico. E na terceira fase veio a primeira vitória fora de casa, após nove meses. O Glorioso venceu o Paraná por 2×1 e aguarda o sorteio para saber o próximo confronto.
Pingback: Decepções, eliminações precoces… O desempenho do Botafogo na Copa do Brasil nos últimos 5 anos | DF MANCHETES