Conmebol Libertadores

Defensa resiste à pressão do Del Valle e busca empate no Equador

Staff Images / CONMEBOL

O Defensa y Justicia conseguiu resistir ao volume ofensivo do Independiente Del Valle e empatou por 1 a1 em jogo válido pelo Grupo do Palmeiras (A),

A tônica do jogo consistiu no Del Valle ser responsável por dominar a posse e ser responsável pela criação das jogadas diante de um Defensa com marcação em linhas baixas e estrutura totalmente compactado, esperando os contra-ataques para sair em velocidade.

No primeiro tempo, o Defensa foi extremamente efetivo ao conseguir aproveitar a primeira chance de contra-ataque com Carlos Rotondi, mas o Del Valle pressionou bastante e empatou com Christian Ortiz. Foram 13 finalizações, cinco chutes no alvo e 79% de posse no 1º tempo.

O roteiro foi praticamente o mesmo no segundo tempo, com o Del Valle monopolizando as ações diante da equipe argentina, mas a intensidade acabou caindo e as chances foram ficando mais raras com o passar do tempo. Nos últimos minutos, houve bastante pressão dos venezuelanos, mas o Defensa segurou o empate.

Defensa e Independiente somam um ponto e ocupam o segundo lugar do Grupo A. No outro confronto, o Palmeiras venceu o Universitário por 3 a 2 e saiu na frente na disputa do grupo.

1º TEMPO

As primeiras ações do jogo demonstravam o que estava por vir: o Defensa y Justicia se posicionou com 4-4-2 defensivamente e marcação muito compacta dentro do campo de defesa para tentar prejudicar a criação do Del Valle, uma das equipes de maior repertório tático da Libertadores.

Porém, logo na primeira oportunidade de gol, a equipe argentina abriu o placar com quatro minutos. Em jogada de contra-ataque, Carlos Rotondi finalizou no canto esquerdo com pé esquerdo e venceu o goleiro Ramírez.

O Del Valle encontrava dificuldades para finalizar bem diante de uma equipe bem estrutura defensivamente, mas as chances começaram a surgir aos poucos. Christian Ortíz tentou de cabeça dentro da área aos 14′ e parou no goleiro. Aos 18′, Schunke finalizou com pé direito após receber de Segovia e acabou desperdiçando.

Aos 26′, mais uma chance perdida, desta vez com Fernando Guerrero tentando no lado esquerdo da área após cruzamento de José Hurtado e jogando para fora do gol. Porém, depois de tanto pressionar, a equipe equatoriana conseguiu chegar ao primeiro gol aos 28 minutos.

Em jogada de velocidade na direita, Christian Ortiz recebeu de Hurtado um cruzamento com precisão total para cabecear dentro da área e vencer o goleiro adversário. Mesmo sofrendo o gol, a equipe argentina não modificou sua estrutura e seguiu defensiva, tentando esperar os contra-ataques.

Murillo teve a oportunidade de virar o jogo aos 39′ ao aparecer na direita com liberdade para finalizar e exigir do goleiro Unsaín uma boa defesa. Aos 43′, foi a vez de Christian Ortíz pegar mal da bola de fora da área, mas recebendo outro passe bem encaixado de Hurtado.

Atuando inicialmente no 5-3-2, o Del Valle acabou se ajustando para o 4-1-3-2 durante o jogo para conseguir distribuir mais as jogadas pelos lados, facilitando as infiltrações dentro da área. O Defensa Y Justicia demonstrou estar incomodado ao não conseguir trocar passes quando tinha a posse devido à marcação na bola adotada pelo adversário, mas saiu para o intervalo sem estar perdendo.

2º TEMPO

A partida retornou com uma pequena modificação tática no Defensa y Justicia, adotando prioritariamente o 5-3-2 com variações para o 5-4-1 defensivamente, um jogador flutuando e a primeira linha pressionando mais os adversários, buscando diminuir a liberdade do Del Valle, que tentou utilizar o 5-4-1 ofensivamente com Montenegro sendo homem de referência e Ortíz recuado para a segunda linha.

Logo na primeira finalização do segundo tempo deste duelo tático, o Del Valle quase chegou ao segundo gol. Guerrero chegou em velocidade e deixou Montenegro na cara do gol para concluir com pé direito na pequena área, mas o atacante desperdiçou e a bola saiu por muito pouco.

Aos 8 minutos, foi a vez de Guerrero finalizar de fora após receber passe de Pellerano, mas o chute acabou sendo bloqueado pela defesa. Enquanto isso, o técnico Becaccece substituiu Gallardo por Emanuel Brítez buscando melhorar o jogo aéreo nas ações ofensivas.

O encaixe do contra-ataque em velocidade começou a ser mais efetivo no terceiro quarto do jogo. Aos 16 minutos, na jogada de maior perigo, Ruis recebeu na direita com bastante espaço para cruzar rasteiro, mas acabou errando o passe para Rotondi que estava se posicionando para receber no centro da área e ficar no 1v1 contra o goleiro.

Aos 20 minutos, o Del Valle voltou a assustar com mais uma boa jogada. Partido na ponta esquerda, Hurtado acertou o cruzamento e a bola foi direto na cabeça de Pedro Vite que testou firme no meio da área e parou em grande defesa de Unsaín.

Em mais uma rara oportunidade de contra-ataque aos 27 minutos, o Defensa deixou escapar mais uma boa oportunidade. Na arrancada de 4v3, Rotondi carregou a bola pelo meio e acionou Pizzini na extremidade direita para acionar Ortíz dentro da área, mas o cruzamento saiu forte demais.

Num jogo cheio de alternâncias, tivemos um quase golaço na reta final. Aos 27 minutos, Pellerano cobrou escanteio curto e achou Faravelli com bastante espaço na entrada da área pelo lado direito. O atacante chutou firme de primeira e quase acertou o ângulo em bola que bateu na trave.

Na reta final, o Del Valle não conseguiu força para construir jogadas efetivas e sofreu com algumas tentativas da equipe de Sebástian Beccacece, principalmente com roubadas de bola no meio-campo originando oportunidades como o chute de Ortiz com bastante espaço para finalizar, chutando de fora de área.

A pressão voltou a crescer nos acréscimos e o Defensa teve uma última oportunidade na cobrança de falta perto da área pelo meio, mas o chute de Ortíz foi bloqueado pela barreira e o Defensa y Justicia conseguiu segurar a pressão da equipe venezuelana.

Estatísticas

DVADEF
Posse de bola78%22%
Finalizações274
Chutes no gol71
Escanteios111
Impedimentos31
Faltas89
Cartões Amarelos21
Passes655188
Passes certos90%54%
Cruzamentos15/481/6
Dribles7/146/14

FICHA TÉCNICA Conmebol Libertadores 2021 – Fase de Grupos (Grupo A): 1ª Rodada
Independiente Del Valle 1-1 Defensa y Justicia

Data: 21/04/2021, 21:00
Estádio: Olimpico Atahualpa
Árbitro: Mario Diaz De Vivar (Paraguai)

Gols: 1T 7′ Rotondi (Defensa); 1T 28′ Christian Ortíz (Del Valle)

Substituições – Del Valle: Murillo (Segovia); Pedro Vite (García); Escobar (Montenegro); Sánchez (Guerrero); Chávez (Cheme)

Substituições – Defensa:: Brítez (Gallardo); Ortiz (Merentiel); Pizzini (Rius); Pizzini (Ruis); Loaiza (Escalante); Nicolás (Rotondi)

Independiente Del Valle (3-4-1-2): Wellington Ramírez; Schunke, Pacho, Segovia; Hurtado, Bryan García, Christian Pellerano, Fernando Guerrero; Faravelli, Brian Montenegro, Christian Ortiz. Técnico: Renato Paiva

Defensa y Justicia (5-4-1): Ezequiel Unsaín; Matías Rodríguez, Breitenbruch, Juan Gabriel Rodríguez, Frías, Gallardo; Ruis, Escalante, Tripichio, Rotondi; Merentiel. Técnico: Sebastian Beccacece

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo