O Independiente Del Valle venceu o Grêmio por 2×1 na Arena Grêmio e faturou a vaga para o Grupo A da fase de grupos da Libertadores, o grupo do atual campeão Palmeiras. Os equatorianos haviam vencido a primeira partida contra os gaúchos também por 2×1
O grupo fica então com Palmeiras, Defensa y Justicia (atual campeão da Sul-Americana), Universitário-PER, e o Independiente Del Valle, do Equador.
A primeira partida do Del Valle será como mandante contra o Defensa y Justicia no próximo dia 21 de abril, e depois no dia 27 joga contra o Palmeiras, no Brasil.
Com equatorianos, o grupo do Palmeiras fica osso duro
O Del Valle, ex time de Angél Ramirez, atual treinador do Internacional e hoje comandado por Renato Paiva, passou a ser pedra no sapato nas últimas libertadores. A equipe que só chegou à primeira divisão em 2010, levou o caneco da da Sul-Americana em 2013, 2014 e 2019 (eliminando o Corinthians da competição). Em 2016 foram vice-campeões, perdendo para o Atlético Nacional. Nessa temporada, os equatorianos eliminaram o River Plate nas oitavas-de-final e o Boca Juniors nas semifinais.
Além do atual campeão da Sul-Americana, e rival da Recopa Sul-Americana, o Defensa y Justicia, o Del Valle trás ao grupo A o componente da altitude. São 2500 metros de altitude, elemento que é fator de vantagem da equipe. No entanto existe a chance de o Del Valle mandar jogos fora do Equador, e perder esta vantagem geográfica.
O Palmeiras já jogou 12 vezes, com 8 vitórias e 4 derrotas, com 8 jogos pela fase de grupos, sendo 5 vitórias e 3 derrotas. Os jogos do Del Valle contra o Palmeira serão nos dias 27 de abril, no Brasil, e no dia 11 de maio como mandante.
Veja abaixo as datas do Independiente Del Valle na Libertadores:
21/04 – Independiente Del Valle x Defensa y Justicia
27/04 – Palmeiras x Independiente Del Valle
05/05 – Independiente Del Valle x Universitário-PER
11/05 – Independiente Del Valle x Palmeiras
18/05 – Universitário-PER x Independiente Del Valle
27/05 – Defensa y Justicia x Independiente Del Valle