Basquete

Denver Nuggets é campeão da NBA pela primeira vez na história

Denver Nuggets Campeão NBA
Redes Sociais/NBA

Em um jogo nervoso do início ao fim, o Denver Nuggets venceu o jogo cinco das finais por 94 a 89 contra o Miami Heat e se sagrou campeão pela primeira vez na história da franquia. Jimmy Butler até apareceu no quarto final para recolocar o Miami Heat no jogo, mas um turnover a 24 segundos do fim deu a vitória à Nikola Jokic e companhia dentro de casa.

Em 56 anos de história da franquia, que passou de Denver Rockets em 1974 para Denver Nuggets, a franquia de Colorado chegou a quatro finais de conferência (1978, 1985, 2009 e 2020), mas perdeu para o Seatle Supersonics na primeira e para o Los Angeles Lakers nas seguintes. Mas sua primeira vez nas finais, depois de vencer justamente o Los Angeles Lakers na final da Conferência Oeste, o Denver Nuggets se sagrou campeão da NBA.

Para mais informações sobre a NBA, NBB e o mundo do basquete, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebookInstagram e Youtube.

O jogo

O primeiro quarto começou com as duas equipes muito mal em quadra. Jogo muito importante para as duas equipes, os seis primeiros minutos foram uma sucessão de erros de construção, passe e finalização das duas equipes (principalmente de Denver). Depois de dois tempos técnicos na metade do quarto, as duas equipes melhoraram um pouco em quadra, mas Denver continuou a ter muitos problemas, dessa vez com o grande número de faltas. Jokic chegou a duas ainda no primeiro quarto, o que acabou com Deandre Jordan em quadra até os minutos iniciais do segundo quarto.

Segundo quarto esse que continuou abaixo do esperado de um jogo tão grande como esse. O Denver Nuggets continuou a errar muito e Miami não cobrou isso o suficiente. Ainda assim, Bam Adebayo foi o destaque do primeiro tempo. Com um jogo muito agressivo, colocou a responsabilidade debaixo do braço com 18 pontos e 9 rebotes e levou o Heat à 10 pontos de vantagem na metade do segundo quarto. Kyle Lowry, do banco, também movimentou muito o jogo dos visitantes e manteve Miami com sete pontos de vantagem no intervalo.

A volta do intervalo trouxe um Denver Nuggets totalmente diferente do primeiro tempo. Os problemas com as posses ofensivas diminuíram muito. Apesar do aproveitamento ainda estar muito abaixo, as jogadas melhor trabalhadas da equipe e uma defesa que impediu as transições rápidas de Miami, que deixaram ainda pior o ataque visitante e ajudaram a equipe a chegar à liderança, que se perdeu por um ponto para o quarto decisivo.

E foi nesse momento que Jimmy Butler finalmente apareceu para o jogo. Depois de ter apenas 2 cestas em 10 tentativas durante todo o jogo, a estrela de Miami anotou 11 pontos em sequência, os três últimos em uma falta do perímetro polêmica, e deixou o jogo a uma posse nos minutos finais. Mas se a redenção do Heat parecia estar em suas mãos, foi dele a jogada que decretou a vitória de Denver: com apenas 30 segundos no relógio, Jimmy deu um passe errado nas mãos de Kentavious Caldwell-Pope e acabou com as chances de Miami na final.

Depois da coleção de recordes durante os playoffs, um triplo duplo de 30/20/10 no jogo três e de liderar os rankings de pontos, rebotes e assistências da pós-temporada, Nikola Jokic foi eleito o MVP das Finais e recebeu o Troféu Bill Russell depois de dar o troféu de campeão para o Denver Nuggets pela primeira vez.

Destaques

Miami Heat – Jimmy Butler: 21 pontos e 5 assistências /Bam Adebayo: 20 pontos e 12 rebotes/ Kyle Lowry: 12 pontos e 9 rebotes

Denver Nuggets – Nikola Jokic: 28 pontos e 16 rebotes/ Michael Porter Jr.: 16 pontos e 13 rebotes/ Jamal Murray: 14 pontos, 8 rebotes e 8 assistências

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo