Vasco

Descubra que postura esperar do Vasco para o jogo de hoje contra o Sampaio Corrêa

O Vasco enfrenta hoje (9/7) o Sampaio Corrêa, em São Januário, às 19h (horário de Brasília), pela décima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, ao que tudo indica, com uma postura reativa.

O Gigante da Colina vem tendo muitas variações táticas desde o início da Série B do Brasileiro. A estratégia preferida do comandante Marcelo Cabo nas últimas partidas tem sido deixar o adversário ficar com a posse de bola no primeiro terço do campo ganhando assim uma consistência defensiva. Em um 4-4-2 com duas linhas de quatro, com meio-campo e defesa compactados, o Vasco parece primeiro não querer sofrer gols para depois tentar buscá-los.

O ESPORTE NEWS MUNDO participou da coletiva de imprensa após a última partida, contra o Confiança, em São Januário, no último sábado (3/7), jogo vencido pelo Vasco por 1 a 0, e questionamos o treinador justamente sobre essa questão da identidade do time da Colina, uma vez que dentro desse mesmo jogo, o time teve uma postura mais reativa no primeiro tempo e depois mudou no segundo, conseguindo o resultado positivo dentro de casa. Confira a resposta do treinador:

– A gente precisa ter algumas alternâncias táticas dentro da equipe. A gente pode ser uma equipe que oferte ao adversário o primeiro terço para que a gente faça uma marcação de trás para frente pressionando e a gente também possa ter uma equipe em um 4-3-3 um pouco mais ofensiva, como eu terminei o jogo com o Arthur e o Figueiredo e o Cano, para que a gente tenha mais presença de área, essa contundência quando a gente precisar subir a linha. Então o Vasco vai se alternar durante a competição nesses modelos, pode ser o 4-2-3-1, 4-3-3, ou 4-4-2. […] Então essas alternâncias táticas que a gente vai buscar durante a competição.

O goleiro Vanderlei, também questionado pelo ENM na entrevista coletiva após o treino da última quarta-feira (7/7), falou sobre essa semana ‘livre’, sem jogos no meio de semana, que o Vasco teve para se preparar para o jogo de hoje, contra o Sampaio Corrêa e o que ele achava que a equipe precisava melhorar nos treinamentos para evoluir. Confira:

– Na realidade, semana cheia é raridade no nosso futebol. Não só para o Vasco, mas para todos os nossos adversários da Série B. O calendário é bem apertado, então quando a gente tem uma semana cheia, a gente procura fazer tudo. Não tem uma coisa específica que eu possa falar. A gente precisa procurar melhorar em todos os setores. Não só em relação ao trabalho, mas também recuperar os jogadores com um desgaste maior. Então a maioria dos jogadores estando à disposição, o Cabo tem a oportunidade de trabalhar tudo aquilo que ele pensa, tudo aquilo que ele acha que a gente precisa melhorar. Eu espero que, com tudo isso que a gente trabalhou durante a semana, na sexta-feira a gente possa fazer um grande jogo, colocar em prática tudo aquilo que a gente trabalhou e consiga um grande resultado, uma grande vitória que vai ser importante para a gente.

Com essas duas falas, do treinador e do goleiro titular do Vasco, é possível acreditar que o Vasco irá ter várias formas de jogar, ou várias ‘identidades’, durante a temporada e que provavelmente treinou durante a semana essas alternâncias táticas para estar preparado para o que o jogo oferecer. A postura esperada para a partida de hoje deve ser de um Vasco reativo, pelo menos no início, deixando o adversário com a posse de bola, visando primeiro não sofrer gols para depois tentar fazê-los. Promessa de um grande jogo em São Januário.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo