Grêmio

Quais mudanças Felipão deve implementar no Grêmio?

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio anunciou o retorno de Luiz Felipe Scolari como técnico do Grêmio. O clube atravessa uma situação muito delicada no Brasileirão, algo que não se via há muito tempo. Desse modo, a direção decidiu apostar em Felipão, um gremista identificado com o clube e gestor de elenco para sair dessa situação.

Contudo, deve haver uma ruptura no modo que o Grêmio joga futebol desde sua saída, em 2015. Quando Roger Machado assumiu após a saída de Felipão, implementou um futebol de posse de bola, toques rápidos e protagonismo. Renato Portaluppi aperfeiçoou o estilo e levou o time a conquistar os títulos recentes com autoridade.

Para saber tudo sobre o Grêmio, siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook.

Mudança de estilo no Grêmio com Felipão

Felipão, historicamente, joga com um time mais reativo, com jogadores atrás da linha da bola, uma defesa forte e transição rápida, atacando o espaço no contra-ataque. E esses devem ser os pilares do Grêmio sob seu comando, um time reativo, mas competitivo e forte defensivamente.

Felipão está de volta ao Grêmio – Arte: Grêmio/Divulgação

Além do mais, uma das mais importantes metas de Felipão é a recuperação anímica dos jogadores. O time tem demonstrado um futebol apático e conformista. O novo treinador, que tem na gestão uma das suas melhores qualidades, deve trabalhar esta parte com o grupo para que voltem a ter gana e comprometimento.

Na questão tática, Felipão não abrirá mão de primeiro volante forte na marcação, o que tem em Thiago Santos. Uma mudança do característico 4-2-3-1/4-3-3 do Grêmio nos últimos também não pode ser descartada, com uma possível mudança para um esquema com três zagueiros. Felipão usou tal esquema na conquista do penta com o Brasil na Copa do Mundo de 2002 e, a princípio, viria de encontro com uma maior sustentação defensiva.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo