O venezuelano Rómulo Otero é o novo reforço do Corinthians, como confirmado pela reportagem do Esporte News Mundo. O meia ex-Atlético-MG tem vínculo com o clube paulista por empréstimo até julho de 2021. Em seus quatro anos no Galo, marcou 26 gols em 135 partidas – muitos deles de falta, o que anima o torcedor corintiano.
Sem um grande batedor de faltas no time, a torcida vê com bons olhos a chegada de Otero. Aos 27 anos, o meia é um dos principais homens de bola parada do Brasil. Além disso, no Campeonato Brasileiro, o Corinthians não marca um gol de falta desde 2017.
Fraco desempenho corintiano
O último gol de falta do Corinthians pelo Campeonato Brasileiro, segundo dados do SofaScore, foi de Jadson, na campanha do título de 2017. Inclusive, foi o único em 17 tentativas de todo o time na competição. Nesse mesmo período, Otero já marcou seis gols em campeonatos nacionais, seja pelo Galo ou no seu empréstimo ao Al-Wehda, na Arábia Saudita.
Na edição de 2018, os números foram piores: nenhum gol em nove tentativas. Novamente, Jadson foi quem mais arriscou – seis vezes. Já na última temporada do Brasileirão, Junior Sornoza puxou a fila, com nove cobranças. Ainda assim, nenhuma das 31 tentativas resultou em gol.
Na atual temporada, quem mais tentou foi Luan, com cinco cobranças no Campeonato Paulista. Fagner teve duas chances e Lucas Piton, uma, mas ninguém conseguiu marcar. No Brasileirão, o Corinthians ainda não teve oportunidades de uma cobrança direta.
Os números de Otero
Por outro lado, o venezuelano tem um volume muito maior de cobranças. Se, em 2017, todo o time do Corinthians teve 17 tentativas, só Otero teve 30. No ano seguinte, somados números do Brasileirão e do campeonato saudita, o meia cobrou 40 faltas no gol.
O que pode preocupar é a sua recente queda de aproveitamento. Em 2019, foram 30 cobranças, mas nenhuma balançou as redes. Se analisados números de 2017 e 2018, Otero cobrou 70 faltas em campeonatos nacionais, e marcou seis gols (quatro em 2017 e dois em 2018). Isso dá um aproveitamento de 8.5%. Junto aos números da última temporada, o meia acaba com 6% de aproveitamento.
Se o torcedor quiser ver o copo meio cheio, as comparações podem ser grandiosas. Segundo dados da Opta Sports, estrelas do futebol mundial têm números parecidos. Em um recorte desde a temporada 2008/09, Zlatan Ibrahimovic, por exemplo, tem um aproveitamento de 5.3% nas cobranças de falta. Cristiano Ronaldo conta com 6.8% e Pirlo, um dos grandes batedores da história, 7.3%.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.
Pingback: Jô faz bom início e está perto de bater marcas de Guerrero e Jadson