São Paulo

Desde 76, São Paulo é campeão sempre que um democrata vence as eleições nos EUA

SPFC e política norte-americana: onde se encontram?
Reprodução/SPFC

A história fala por si só: desde 1976, sempre que um parlamentar democrata vence as eleições presidenciais nos Estados Unidos, o São Paulo levanta algum título em território brasileiro. Neste sábado (7), para a alegria dos são-paulinos mais supersticiosos, foi a vez de Joe Biden, democrata, desbancar Donald Trump após um longo período de contagem dos votos.

Confira a lista de presidentes eleitos nos EUA e títulos levantados pelo tricolor:

  • 1976 – Jimmy Carter e Taça Governador Nunes Freire;
  • 1992 – Bill Clinton e Libertadores/Mundial de Clubes;
  • 1996 – Bill Clinton e Copa Master Conmebol/Copa dos Campeões Mundiais;
  • 2008 – Barack Obama e Campeonato Brasileiro;
  • 2012 – Barack Obama e Copa Sul-Americana.

Para manter a escrita, no entanto, o São Paulo precisará lutar para vencer algumas batalhas dentro e fora de campo. O primeiro entrave é o calendário.

Em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, diversas competições, como Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, tiveram de ser interrompidas. Com isso, suas fases finais ficaram previamente agendadas para os primeiros meses de 2021. Ainda sem data definida, a final da Copa do Brasil, por exemplo, está agendada para fevereiro. Já a última rodada do Brasileirão está marcada para o dia 24 do mesmo mês.

E dentro de campo?

Vivo nas duas maiores competições nacionais após ser desclassificado em outros três torneios – pelo Mirassol no Paulistão, ter sofrido uma precoce queda na fase de grupos da Libertadores e, mais recentemente, pelo Lanús na Sul-Americana -, o São Paulo tem oscilado bons e maus momentos no decorrer da temporada.

Pela Copa do Brasil, o adversário tricolor das quartas de final será o Flamengo. No Maracanã, o jogo de ida está marcado para às 21h30 desta quarta-feira (11), no horário de Brasília. Já o jogo da volta ocorrerá exatamente uma semana depois, no mesmo horário, só que no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi.

Nas oitavas, o São Paulo derrotou o Fortaleza nas cobranças de pênaltis após dois empates. O título da Copa do Brasil é inédito na sala de troféus do clube.

Além de estar extremamente focado no torneio em formato de mata-mata, o time comandado por Fernando Diniz também tem desempenhado um bom papel no Campeonato Brasileiro. Com apenas 16 partidas disputadas até o momento, o São Paulo é o atual dono da maior porcentagem de pontos conquistados.

Com 62,5% de aproveitamento, o tricolor encara o Goiás, no Morumbi, às 19h deste sábado (7). Atual quinto colocado, o time não contará com Daniel Alves, suspenso, mas poderá ter de volta uma de suas principais referências: recuperado de lesão, Hernanes deve ir a campo.

Para saber tudo sobre o São Paulo, siga o Esporte News Mundo no TwitterFacebook e Instagram.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo