O Corinthians faz seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (12). A partida será contra o Atlético Mineiro, na Arena Independência, às 19h15. Desde a final do Paulistão, o time de Tiago Nunes sofreu com algumas baixas importantes. Seja por lesão, trâmites de negociações e até mesmo a Covid-19, o alvinegro de Itaquera chega enfraquecido para sua estreia.
Contra o Palmeiras, na final do estadual, Fagner e Luan tiveram problemas no tornozelo. O meia foi confirmado para o confronto, mas o lateral será desfalque. Carlos Augusto, em conversas com o Monza, da Itália, deve ser outro que não jogará a partida contra o Atlético, e possivelmente acertará sua saída do clube. Gil, eleito o melhor zagueiro do Paulistão, testou positivo para Covid-19 junto de Léo Natel, e ambos foram retirados da delegação que viajava para Minas Gerais.
Defesa exposta
Com essas baixas, o Corinthians terá três defensores titulares fora da partida. Michel Macedo, que ocupou a vaga de Fagner contra o Palmeiras, deve seguir no time. Bruno Méndez tende a jogar no lugar de Gil e haverá a disputa entre Lucas Piton e Sidcley pela lateral-esquerda. Dessa forma, apenas Danilo Avelar sobrou do quarteto defensivo corintiano.
Isso pode ser ainda mais problemático contra o Atlético, uma vez que a equipe de Jorge Sampaoli busca marcar o adversário desde a defesa. Com uma pressão alta, forçando erros dos defensores, a falta de ritmo e entrosamento pode levar o Corinthians a cometer desperdícios capitais em frente ao gol de Cássio.
Diante do Flamengo, Nathan e Marquinhos, dois dos homens mais avançados do Atlético, exerceram essa função com sucesso. Eles combinaram para duas interceptações e três desarmes na partida. Guilherme Arana e Guga, os alas, tendem a sufocar a progressão pela lateral, e sem Fagner, o melhor criador do Corinthians, a equipe perde muita qualidade nesse quesito.
Batalha árdua
Sem três jogadores titulares na defesa e com indefinições do meio para frente, o Corinthians terá vida difícil contra o arrojado Atlético de Sampaoli. Cada escolha de Tiago Nunes poderá trazer ao jogo uma forma diferente de buscar a vitória. Com Éderson, o time pode ter mais pessoas próximas à zona de perigo, mas, em contrapartida, peca na criação. Com Cantillo, há uma qualidade no passe para sair da pressão mineira, mas pode chegar com menos jogadores ao ataque. Mateus Vital, Everaldo e Janderson também têm estilos diferentes para atuar nas pontas.
O treinador corintiano não teve uma “dor de cabeça boa” ainda na temporada, apenas as ruins. Ainda sem Boselli, de fora desde a última rodada da fase de classificação no Paulistão, as opções no ataque também são menores. Com isso, o provável time titular deve ser: Cássio; Michel Macedo, Bruno Méndez, Danilo Avelar e Lucas Piton (Sidcley); Gabriel, Éderson (Cantillo) e Luan; Ramiro, Jô e Mateus Vital.
Para saber tudo sobre o Corinthians, siga o Esporte News Mundo no Instagram, Twitter e Facebook.