Doping: Wada conclui investigação de 298 processos, mas a Rússia pode viver novo escândalo

Foto: Divulgação

Punida em dezembro com uma suspensão por quatro anos em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais por falsificação de dados dos controles entregues à Agência Mundial Antidoping (Wada), a Rússia está próxima de viver um novo escândalo de doping. Nesta quinta-feira, a Wada informou que concluiu os exames das amostras de 298 atletas, mas que outras 57 ainda estão à espera de resultados.

– Esta foi a investigação mais complexa da história. Foi uma mobilização enorme, 24 terabytes de dados, centenas de atletas em 28 organizações e produziu resultados reais – afirmou o presidente da Wada, Witold Bańka.

Do total de 298 amostras, a Wada destacou que encontrou indícios de manipulação de resultados em 145. E outras oito também apresentaram algum tipo de irregularidade.

Os resultados já foram enviados a cada instituição para as providências serem tomadas e, caso não ocorram, a Wada garantiu que pode entrar diretamente no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS) para punir os culpados.

A suspensão também é estendida a membros do Governo da Rússia e dirigentes esportivos do país em todas as modalidades. Eles não podem ser credenciados para nenhuma grande competição internacional.

ONDE TUDO COMEÇOU…

O escândalo de doping começou após a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi 2014. As autoridades do governo russo foram acusados de acobertar um esquema de fraudes nos resultados dos exames para beneficiar os seus atletas.

Durante toda o curso das investigações, a Rússia negou qualquer tipo de envolvimento estatal na manipulação dos resultados dos exames de seus atletas.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo