Ceará

Eduardo Barroca é confirmado como novo técnico do Ceará

Eduardo Barroca
Felipe Oliveira/EC Bahia

O Ceará tem novo comandante. Durou pouco tempo a vacância no cargo de treinador da equipe após a demissão de Gustavo Morínigo no início da tarde desta segunda-feira (24). A diretoria oficializou, entre o fim da tarde e o começo da noite, a chegada de Eduardo Barroca. Será o sétimo clube da carreira do técnico de 41 anos, sem levar em consideração os trabalhos na base como auxiliar da Seleção Brasileira Sub-20 entre 2016 e 2019, além de exercer a mesma função no Botafogo, Corinthians e Fluminense. Na equipe da Estrela Solitária e no Timão, também foi treinador na base.

Foi no Corinthians que Barroca conquistou projeção nacional. Depois de um bom trabalho feito com os jovens em pouco menos de um ano, foi contratado pelo Botafogo em 2019. Após um início muito bom, a queda vertiginosa fez com que a equipe de General Severiano caísse na tabela de classificação e seu trabalho foi encerrado em seis meses de trabalho. No mesmo ano, assumiu o Atlético-GO na reta final da Série B e confirmou o acesso da equipe goiana. Apesar do êxito, seu trabalho não foi renovado.

Veio a contratação pelo Coritiba. A pandemia atrapalhou o andamento do futebol e, depois de diversos meses sem jogar, o retorno não obteve os resultados esperados e sua demissão ocorreu em agosto, pouco tempo depois do retorno aos gramados. Livre no mercado, foi contratado pelo Vitória, mas ficou pouco mais de um mês na equipe baiana, que conseguiu se livrar do rebaixamento. Em comum, as passagens no Coxa Branca, no Dragão e no Leão da Barra duraram apenas nove partidas.

Ainda em 2020, voltou ao Botafogo, mas durou apenas dez jogos. O desempenho ruim no Campeonato Carioca resultou no encerramento precoce do trabalho. Em 2021, passou quatro meses em sua segunda trajetória no Atlético-GO, quando ficou no cargo por exatos quatro meses. Voltou em fevereiro de 2022, desta vez pelo Avaí. Ficou pouco mais de sete meses, mas o fraco desempenho da equipe catarinense e o perigo do rebaixamento resultaram em sua demissão, que não evitou a queda. Seu último trabalho foi no Bahia, onde comandou seis jogos e confirmou o retorno do Esquadrão de Aço à elite. Como o clube virou Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e foi maioritariamente adquirida pelo Grupo City, Barroca não permaneceu na equipe.

Siga o Esporte News Mundo no Facebook, Twitter, YouTube, Instagram, Koo e TikTok.

Em suas primeiras palavras como técnico do clube, em entrevista no site oficial, falou do senso de compromisso reforçado pelo fato de trabalhar numa equipe com grande torcida e representatividade.

“É um sentimento de muito orgulho ter a possibilidade de ser treinador de um gigante do futebol brasileiro, principalmente pela torcida que tem e pela representatividade. Eu vou ter um compromisso muito grande de dedicação plena para que o Ceará conquiste seus objetivos nesta temporada.”

Eduardo Barroca será apresentado e irá comandar o primeiro treinamento na tarde desta terça-feira (25) no Estádio Carlos de Alencar Pinto, o Vovozão, na sede do clube. Chegam para compor a comissão técnica os auxiliares Bruno Lazaroni e Felipe Lucena. A responsabilidade do novo treinador é garantir a conquista do tricampeonato da Copa do Nordeste e recolocar a equipe na primeira divisão do futebol brasileiro. Sua estreia em jogo oficial será às 18h do próximo domingo (30), quando irá enfrentar o ABC no Estádio Maria Lamas Farache, o Frasqueirão, em Natal/RN, pela terceira rodada da Série B.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo