Demais estaduais

Elenco, divisão, treinadores: O que mudou em Sport e Náutico desde a última final?

Foto: Divulgação

Rubro-Negros e Alvirrubros se enfrentaram pela última vez em uma final de Campeonato Pernambucano em 2019. De lá para cá, diversas trocas de treinadores, acessos entre divisões e elencos completamente diferentes marcaram os dois clubes.

NÁUTICO

Mandante da partida, o Náutico, em 2019, tinha um elenco completamente diferente. Do time titular, apenas o lateral Hereda segue no Timbu em 2021. As mudanças também são vistas na área técnica, Márcio Goiano não comanda mais o time. Entre outras trocas no comando, hoje, Hélio dos Anjos é o treinador.

Diferenças também na divisão nacional, visto que o Náutico se encontrava na Série C, pelo 2º ano consecutivo. Enquanto em 2021, o Timbu está na Série B, após conseguir o acesso justamente em 2019.  No Campeonato Pernambucano, da última vez, o Sport havia se classificado na primeira colocação, enquanto o Náutico passou em segundo. Já neste ano, as posições se inverteram e o Timbu foi melhor classificado na primeira fase.

SPORT

Pelo lado dos Rubro-Negros, as diferenças também são grandes. Contudo, o elenco passou por mudanças menores. Seis jogadores do elenco titular ainda estão no grupo, são eles: o goleiro Mailson, os zagueiros Adryelson e Rafael Thiery, o lateral esquerdo Sander, o volante Ronaldo e o atacante Hernane. Dos seis, Rafael Thiery, Ronaldo e Hernane não figuram mais no time titular. No comando técnico, Guto Ferreira, hoje no Ceará, deu lugar a Umberto Louzer.

Na divisão nacional, o Sport havia acabado de ser rebaixado para a Série B daquele ano. Contudo, conseguiu o acesso ainda em 2019 e hoje está na elite do futebol brasileiro.

CONFRONTOS

No Estadual de 2019, a final também foi disputada em dois jogos. O primeiro, nos Aflitos, terminou com vitória dos Rubro-Negros, pelo placar de 1 a 0. Na volta, na Ilha do Retiro, os Alvirrubros foram os vitoriosos e o campeonato foi decidido nos pênaltis. Com grande atuação de Mailson, o Sport sagrou-se campeão da competição.

Desta vez o roteiro já foi diferente, a primeira partida se deu na Arena de Pernambuco, com mando de campo do Sport. O resultado também mudou, um empate em 1 a 1 marcou o confronto. No jogo decisivo, o palco dessa vez será os Aflitos. O estádio do Timbu não recebe uma final de Campeonato Pernambucano desde 1975. Na ocasião, também em um Clássico dos Clássicos, deu Leão.

Desde a final do Estadual em 2019, Sport e Náutico se enfrentaram quatro vezes. Uma vitória do Sport, uma vitória do Náutico e dois empates. O confronto deste domingo será o de número 558 de toda a história do clássico. Na margem histórica, o Leão leva vantagem, com 213 vitórias, contra 186 do Timbu. 

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo