A Seleção Brasileira é a maior campeã da história da Copa do Mundo e está em busca de sua sexta taça no Mundial que será disputado no Catar e vai começar no próximo dia 20 de novembro. De todas as cinco conquistas anteriores, uma das mais lembradas é a do tricampeonato, que foi celebrado na Copa do Mundo de 1970, no México. Para muitos, aquela é até hoje a grande geração brasileira e uma das melhores seleções de todos os tempos.
O Brasil manteve o principal nome da conquista dos dois primeiros títulos nos anos anteriores (1958 e 1962), Pelé, e ainda teve a consolidação de jogadores importantes como Félix, Carlos Alberto Torres, Clodoaldo, Gérson, Rivellino e Jairzinho. Comandados por Zagallo, que como jogador havia sido bicampeão anteriormente, o Brasil encantou nos gramados mexicanos.
Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Instagram e Facebook
A campanha de 1970 foi irretocável e o Brasil conquistou seis vitórias nos seis jogos que disputou naquele Mundial. Ao todo foram 19 gols marcados e sete sofridos, com o destaque para a grande decisão, aonde o Brasil goleou a Itália pelo placar de 4 a 1.
De maneira individual, Jairzinho também colocou o seu nome na história. O camisa sete fez pelo menos um gol em cada jogo do Brasil e é até hoje o único jogador a ter conseguido o feito de marcar em todos os jogos de um Mundial. Apesar disso, o brasileiro não foi o artilheiro daquele Mundial, feito que foi conseguido pelo alemão Gerd Muller, autor de dez gols, contra sete de Jairzinho.
Outros feitos individuais foram conseguidos por Zagallo e Pelé. Com o título como técnico, Zagallo se tornou o primeiro da história a ser campeão da Copa do Mundo como jogador e treinador. Atualmente, o alemão Franz Beckenbauer (1974 e 1990) e o francês Didier Deschamps (1998 e 2018) também fazem parte desta lista.
Já Pelé também foi o primeiro jogador a conquistar três vezes a Copa do Mundo como jogador, feito que até hoje não foi repetido por nenhum outro atleta na história do Mundial.
Confira a campanha do Brasil:
1ª rodada – Brasil 4×1 Tchecoslováquia
2ª rodada – Brasil 1×0 Inglaterra
3ª rodada – Brasil 3×2 Romênia
Quartas – Brasil 4×2 Peru
Semifinal – Brasil 3×1 Uruguai
Final – Brasil 4×1 Itália