Mercado da bola

Entenda a situação e o futuro de Marinho no Flamengo

Marinho no Flamengo (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

ENM traça novela envolvendo o jogador

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

A novela envolvendo Marinho, Flamengo e São Paulo teve novos capítulos nos últimos dias. Após meses de negociação, o mais provável é que o jogador continue no Rubro-Negro, para a frustração da diretoria são paulina. As negociações tiveram capítulos desde o início do ano. Confira, em detalhes, tudo que levou até a confirmação de permanência do jogador.

Marinho é especulado desde o início do ano

Marinho chegou ao Flamengo em janeiro de 2022, com contrato válido até dezembro de 2023. Durante a temporada passada, o seu desempenho não agradou a torcida. O jogador foi especulado em outros clubes no início do ano.

No entanto, as tratativas foram negadas por ele: “É muito chato ficar sempre vendo meu nome [em especulações], desde janeiro está assim. Que o clube não quer, treinador não quer. O que eu recebo aqui no clube é toda a confiança e eu vou continuar trabalhando”, disse em março, após o vice da Recopa Sul-Americana para o Independiente del Valle.

O São Paulo foi um dos times que o sondou no início do ano. A informação é do jornal ‘Lance!’. Segundo o veículo, o Tricolor Paulista, precisando de um atacante veloz, conferiu a situação de Marinho ainda em janeiro. Entretanto, nenhuma negociação foi aberta.

Marinho é afastado por indisciplina durante negociações

Meses depois, em 29 de maio, o Flamengo anunciou o afastamento de Marinho por um episódio de indisciplina. Isso aconteceu por causa de uma ordem de Sampaoli para que até os jogadores que não estavam 100% viajassem para o jogo contra o Ñublense, pela Copa Libertadores. Segundo a ‘ESPN’, Marinho alegou estar lesionado e pediu para não viajar. Houve discussão e o clube tratou o episódio como indisciplina, o afastando por tempo indeterminado. Ele ficou fora dos planos.

No entanto, as negociações entre São Paulo e Marinho já ocorriam antes do afastamento. Depois das movimentações no início do ano, as conversas voltaram a intensificar, mas o Tricolor esbarrou no alto salário pedido pelo jogador: ele recebe R$ 800 mil no Flamengo e aceitou reduzir para R$ 650 mil em uma eventual ida ao time paulista, que não vive um bom momento financeiro. Este salário seria o segundo maior do elenco, atrás apenas de Calleri. As informações são do ‘Lance!’.

O dirigente são paulino Carlos Belmonte falou da situação financeira do clube e de Marinho no sorteio das quartas de final da Copa do Brasil: “O São Paulo tem sua condição financeira, seu orçamento, e seguirá seu orçamento. Se for possível em algum momento ter um grande jogador como o Marinho, muito bem. Antes de conversar com o Marinho conversamos com o Flamengo. Se der certo, ótimo. Se não der certo, seguimos nosso caminho buscando outros atletas”, disse.

+ Vidal anuncia que deixará o Flamengo ao final do contrato

+ Gabigol, do Flamengo, critica estado do gramado do Maracanã: ‘Beach soccer’

Ultimato do São Paulo

Em uma última tentativa de contratar Marinho, o São Paulo elevou a proposta salarial – ainda que ela permaneça abaixo do solicitado pelo jogador – e o tempo de contrato na última sexta (9). O jogador tinha até o último fim de semana para dar uma resposta ao Tricolor. A informação é do ‘Lance!’.

Um indício de que Marinho sairia do Flamengo foi a entrevista coletiva de Jorge Sampaoli após a vitória sobre o Grêmio no domingo (11). Ele comentou sobre a situação do jogador e indicou que ele estava fora dos planos: “Com todo respeito ao Marinho, é um jogador que está negociando a saída dele do clube. Então, certamente ele irá encontrar um clube que tirará proveito de toda a capacidade que Marinho tem”.

Reviravolta: Marinho permanece no Flamengo

No entanto, ontem, houve uma reviravolta. A advogada Mariju Maciel, representante do Marinho, afirmou ontem (11) ao site ‘ge’ que o jogador quer cumprir seu contrato com o Flamengo, válido até o fim do ano.

Essa declaração representou frustração nas tentativas do São Paulo. O clube vai aguardar um posicionamento oficial do estafe do Marinho. Ainda segundo o ‘ge’, fontes do clube afirmam que não houve qualquer indício de permanência no Flamengo.

Dentro do Rubro-Negro, o futuro de Marinho gera dúvidas. A advogada do jogador entrou com pedido na justiça exigindo sua reintegração ao elenco, sob o argumento de desvalorização do patrimônio.

No entanto, Marinho segue afastado e a declaração de Sampaoli mostra que ele, provavelmente, não será mais utilizado. O departamento de futebol do Flamengo concorda com essa decisão. Internamente, o ato de indisciplina de Marinho foi muito mal visto. Em 2023, ele tem 16 jogos e nenhum gol ou assistência.

Siga o Esporte News Mundo no InstagramTwitterFacebook e Youtube.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo