Futebol Internacional

Entre veteranos e novatos, brasileiros ganham destaque na campanha do Real Madrid

Foto: Divulgação/Real Madrid

Nos últimos vinte anos, o Real Madrid se acostumou em ter brasileiros nos elencos campeões nacionais. De Roberto Carlos e Sávio, passando por Ronaldo, Robinho e Kaká, vários já conquistaram a Campeonato Espanhol vestindo a camisa dos merengues. E no título desta temporada, confirmado após a vitória sobre o Villarreal, o clube não só manteve a tradição como viu a lista de brasileiros campeões ficar maior ainda.

No elenco atual, cinco brasileiros ganharam destaque e foram importantes na 34ª conquista da La Liga na história do Real Madrid. Entre os veteranos estão Marcelo e Casemiro, que já haviam conquistado em outras oportunidades. Já entre os novatos se encontram Militão, Vinicius Jr. e Rodrygo, que conquistaram o primeiro título de expressão com a camisa merengue.

Assim, essa legião brasileira se tornou a segunda maior a se sagrar campeã nacional pelo clube da capital, apenas atrás do elenco campeão em 2006/07, que contava com seis brasileiros – Roberto Carlos, Emerson, Ronaldo, Robinho, Cicinho e Marcelo.

Veja abaixo os números de cada um e como eles participaram da campanha do campeão Real Madrid.

O EXPERIENTE MARCELO – 32 ANOS E 5º TÍTULO

Foto: Divulgação/ Real Madrid
  • Jogos: 15 (todos como titular)
  • Gols: 1
  • Assistências: 4

Após as frequentes falhas defensivas na temporada de 2018/19, Marcelo ganhou concorrência na lateral-esquerda com a chegada do jovem e veloz Ferland Mendy. Sofrendo com algumas lesões durante a temporada, o brasileiro passou a assumir um papel secundário e viu o lateral francês se tornar titular nas partidas mais decisivas. Mesmo assim, foi um dos principais líderes no vestiário e contribuiu com sua experiência em 15 jogos. Já ídolo do clube, Marcelo é – junto com o capitão Sergio Ramos – o jogador do elenco atual com mais títulos nacionais. No total, são cinco (2006/07, 2007/08, 2011/12, 2016/17 e 2019/20). Entre os brasileiros, apenas Daniel Alves (6) tem mais títulos da La Liga que Marcelo.

O LÍDER CASEMIRO – 28 ANOS E 2º TÍTULO

Foto: Divulgação/ Real Madrid
  • Jogos: 34 (todos como titular)
  • Gols: 4
  • Assistências: 3

Um dos pilares da equipe e homem de confiança de Zinedine Zidane, Casemiro é o segundo com mais partidas disputadas no torneio – atrás apenas de Benzema. O brasileiro é o líder do Real Madrid em desarmes e interceptações por jogo e seguiu sendo a peça-chave do trio de meio-campistas merengue. Além de toda a liderança em campo e a segurança defensiva, Casemiro também participou ativamente das jogadas de ataque do Real Madrid. Ele, por exemplo, foi essencial nas vitórias sobre o Sevilla (2-1) e Espanyol (1-0), marcando os três gols do clube merengue nessas partidas.

O CORINGA ÉDER MILITÃO – 22 ANOS E 1º TÍTULO

Foto: Divulgação/ Real Madrid
  • Jogos: 14 (nove como titular)
  • Desarmes por jogo: 1,5
  • Cortes por jogo: 2,4

Na sua primeira temporada no Real Madrid, Éder Militão alternou bons e maus momentos. Com o trunfo de poder jogar como lateral ou zagueiro, o brasileiro sofreu com a concorrência de Carvajal, Ramos e Varane, e teve poucas oportunidades, somente quando um dos três estava lesionado ou suspenso. Após a paralisação, Militão passou a ter mais chances e disputou cinco dos 10 jogos. Na vitória sobre o Bilbao na 34ª rodada, foi titular e teve ótima atuação, recebendo elogios da imprensa espanhola. Com Sergio Ramos suspenso, será titular no jogo de volta das oitavas da Liga dos Campeões e conta com a confiança de Zidane e da torcida.

O DECISIVO VINICIUS JR – 20 ANOS E 1º TÍTULO

Foto: Divulgação/ Real Madrid
  • Jogos: 28 (11 como titular)
  • Gols: 3
  • Assistências: 2

Após uma primeira temporada de altos e baixos, Vinicius Junior mostrou estar mais adaptado ao futebol espanhol e disputou 10 partidas a mais do que em 2018/19. Sempre incisivo, habilidoso e com muita personalidade, se tornou um dos queridinhos de Zidane e foi muito usado para furar defesas nas retas finais dos jogos. No segundo turno do campeonato, o jovem entrou em campo em 16 das 18 partidas já disputadas e foi destaque nos dois clássicos de 2020. No 1 a 0 contra o Atlético de Madrid, Vinicius entrou no intervalo, mudou a cara do jogo e construiu a jogada para o gol de Benzema. Já na vitória sobre o Barcelona, o brasileiro foi titular, abriu o placar da partida e foi eleito o “Melhor em Campo”.

O SURPREENDENTE RODRYGO – 19 ANOS E 1º TÍTULO

Foto: Divulgação/ Real Madrid
  • Jogos: 19 (12 como titular)
  • Gols: 2
  • Assistências: 0

Na sua primeira temporada no futebol europeu, Rodrygo surpreendeu a todos. Foram apenas três jogos pelo Real Madrid Castilla e a maior parte da temporada na equipe principal. Com seu estilo de jogo incisivo e maduro para a idade, teve momentos de brilho e mostrou que tem muito a oferecer nos próximos anos. Um dos principais lances do brasileiro foi logo na estreia na La Liga. Na quinta rodada contra o Osasuna, o jovem entrou no segundo tempo e, com apenas 93 segundos em campo, marcou seu primeiro gol oficial pelo Real Madrid. No restante da temporada, recebeu várias oportunidades e foi ganhando a admiração e a confiança de Zidane, aos poucos. A moral atual é tanta que Rodrygo acabou a temporada sendo titular em três nos últimos quatro jogos antes da confirmação do título, inclusive contra o Villarreal.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo