Z - Agência ENM

Escalação da Equipe Brasileira de Vela no Troféu Princesa Sofía com 27 atletas

Martine e Kahena (© Sailing Energy / Princesa Sofía Mallorca)

Equipe Brasileira de Vela reunirá todas as classes olímpicas.

O 52º Troféu Princesa Sofía será realizado de 29 de março a 6 de abril em Palma de Mallorca, na Espanha, e contará com a participação de 27 atletas da Equipe Brasileira de Vela, reunindo todas as classes olímpicas.

Em todas as categorias do Troféu Princesa Sofía, haverá pelo menos um barco brasileiro. Martine Grael e Kahena Kunze (49er FX), Bruno Lobo (Kite) e Mateus Isaac (IQFoil) já estão confirmados para Paris 2024.

Veja lista aqui

Embora as vagas do Brasil na Nacra 17, 470, ILCA 6 e ILCA 7 estejam confirmadas, os atletas não atingiram o índice técnico estabelecido pela CBVela – Confederação Brasileira de Vela em 2020.

“Este campeonato é crucial para a preparação das equipes rumo a Paris 2024 e uma oportunidade para alcançar os índices necessários para as classes que já conquistaram as vagas”, disse Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela.

O Troféu Princesa Sofía existe desde os anos 1960 e se tornou um evento importante no calendário da vela mundial, atraindo as classes olímpicas.

Martine Grael e Kahena Kunze, as principais velejadoras do Brasil e atuais bicampeãs olímpicas na classe 49erFX, conquistaram o ouro no ano passado. Elas têm um histórico de bom desempenho na competição, com títulos em 2019 e 2023, além de um segundo lugar em 2022.

Na semana passada, Bruno Lobo, Lucas Fonseca e Maria do Socorro Reis representaram o Brasil no Campeonato Europeu de Fórmula Kite, em Los Alcázares, Mar Menor, na Espanha. Bruno Lobo ficou em quarto lugar, muito perto do pódio. “Fico feliz com a evolução dos últimos meses. Estou sempre brigando entre os melhores.”

Lobo no kite (Foto: IKA)
Lobo no kite (Foto: IKA)

Após o Troféu Princesa Sofía, a Semaine Olympique Française Hyères 2024 determinará as últimas vagas olímpicas para as classes que ainda não se classificaram.

Alguns atletas participam de eventos internacionais apoiados pelo termo de fomento à vela olímpica em parceria com a CBVela, visando a preparação da Equipe Olímpica Principal de Vela e a participação nos campeonatos internacionais. O número do convênio é 930972/2022.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo