Automobilismo

Equipes, pilotos e Fórmula 1 postam homenagens para Ayrton Senna

Foto: Divulgação/Formula 1

Neste dia 1º de maio o mundo da Fórmula 1 parou há 29 anos atrás, no dia 1 de maior de 1994 o mundo automobilístico perdeu um dos seus maiores ícones. Nesta segunda se completa o 29º aniversário da morte de Ayrton Senna, o brasileiro faleceu em um acidente na curva de Tamburello, no GP de San Marino, hoje conhecido como GP de Imola. Para relembrar essa data extremamente triste pilotos, equipe e a própria Fórmula 1 fizeram postagens homenageando o grande ser humano que foi Ayrton Senna.

+ Red Bull domina do começo ao fim e Sergio Perez vence o GP do Azerbaijão

No fim de abril, o Governo Federal deu a Ayrton o título de Patrono do Esporte Brasileiro, sob texto da lei 14.559/2023, sancionada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). A proposta, de autoria do deputado Filipe Barros (PL-PR), também passou pela ministra do Esporte, Ana Moser.

O perfil oficial da Fórmula 1 se manifestou logo no começo da manhã definindo Senna como “um artista nas pistas, um ícone fora delas”. Em 11 temporadas na elite, Ayrton Senna conquistou 41 vitórias – a quinta melhor marca na história -, 65 pole positions e 80 pódios. Além dos três títulos, o paulista foi vice-campeão em duas ocasiões: 1989 e 1993.

A McLaren também fez questão de relembrar o seu tricampeão e colocou algumas imagens relembrando de Senna. No seu site, a equipe britânica também fez questão de realizar uma entrevista com um mecânico, Gary Wheeler, da escuderia que trabalhou com Ayrton.

– Ele era um líder natural, um homem de ponta. Se ainda estivesse aqui hoje, eu faria questão de estar (trabalhando) no carro dele – disse Wheeler ao site da McLaren.

Um dos pilotos que relembrou Senna foi o seu maior rival na Fórmula 1, Alain Prost, o francês fez um post bem simples com uma foto dos dois e uma legenda escrita “29 anos”.

Alain Prost posta foto no dia do aniversário da morte de Ayrton Senna — Foto: Reprodução

Um dos maiores pilotos brasileiros neste século, Felipe Massa, também postou uma montagem com várias fotos de Ayrton Senna.

Felipe Massa posta montagem com fotos de Ayrton Senna neste 1º de maio, aniversário da morte do tricampeão — Foto: Reprodução

Clube do coração de Ayrton, o Corinthians definiu o dia 1º de maio de 1994 como “a manhã que o Brasil chorou”. Em 2018, aniversário de 30 anos do primeiro título mundial de Senna, o clube paulista homenageou o piloto em seu terceiro uniforme.

Siga o Esporte News Mundo no TwitterInstagram e Facebook

Seis pessoas foram indiciadas pelo acidente, incluindo Sir Frank Williams; o co-fundador da Williams, Patrick Head; e Adrian Newey (atual projetista da RBR), mas ninguém foi preso. Um novo julgamento em 2007 determinou que o episódio foi causado por uma falha na coluna de direção da Williams. Head foi responsabilizado, mas escapou do cárcere pois o crime prescreveu.

O fim de semana do GP de San Marino de 1994 também foi marcado por outro triste episódio. Na classificação de sábado, 30 de abril, Roland Ratzenberger morreu em acidente na curva Villeneuve. O fim de semana em Ímola era apenas o terceiro na carreira do austríaco, que disputou somente o GP do Pacífico.

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo