Olimpíadas

Tóquio 2020: Escalada estreia oficialmente como modalidade olímpica, nesta terça

Tóquio 2020: Escalada estreia oficialmente como modalidade olímpica, nesta terça-feira (3)
olympics channel/divulgação

No próximo dia 3 de agosto, a escalada estreará oficialmente nos Jogos Olímpicos de Tóquio como esporte olímpico mundial. A modalidade esportiva vai exigir uma mistura de habilidades – força, estratégia, flexibilidade e resistência- dos atletas que desejam levar para casa a cobiçada medalha de ouro. As provas serão realizadas no mesmo local onde foram realizadas as competições de basquete 3×3 no Aomi Urban Sports Park.  

Ao vivo: confira tudo sobre as Olimpíadas no ENM

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a escalada será dividida em três disciplinas: velocidade, dificuldade (lead) e chumbo (boulder). A prova neste formato foi criada exclusivamente para os Jogos Olímpicos e foi incluída nos Mundiais apenas em 2018. Ao todo 20 atletas por gênero poderão competir nos Jogos, sendo dois por gênero e por país em qualquer evento.

Como o próprio nome sugere, a escalada de velocidade coloca dois escaladores um contra o outro, sendo o primeiro atleta a chegar ao topo da parede de 15 metros declarado o vencedor. Já escalada com chumbo (boulder) exige que os esportistas com cordas cheguem o mais alto possível em seis minutos. Por fim, a prova de dificuldade (lead) incentiva os alpinistas a escalarem o maior número de rotas possível em apenas quatro minutos.

Para seguir na briga por medalha, as classificações dos atletas em cada categoria serão multiplicadas para dar uma pontuação final. Os oito primeiros avançando para a final, onde fazem todas as provas combinadas mais uma vez.

Os atletas favoritos ao pódio são Janja Garnbret, da Eslovênia, seis vezes campeã mundial e com 26 vitórias em etapas da Copa do Mundo até 2019. A atleta é considerada uma das melhores escaladoras do mundo. Além da italiana Laura Rogora.  No masculino, Adam Ondra da República Tcheca, pentacampeão mundial e especialista em chumbo e Boulder, chega como um dos grandes nomes da prova.

Os brasileiros não alcançaram índice para competir na escalada nos jogos olímpicos de Tóquio. 

++ Dias e horários dos jogos e competições das Olimpíadas de Tóquio

Datas e horários da escalada Jogos Olímpicos de Tóquio 2020:

3 de agosto, 5h da manhã (de Brasília*)

Combinado masculino  

4 de agosto, 5h da manhã*        

Combinado feminino

5 de agosto, 5h30 da manhã*   
Final Combinado masculino

6 de agosto, 5h30 da manhã*

Final combinado feminino – 05:30

Clique para comentar

Comente esta reportagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As últimas

Para o Topo