O Brasil poderá ter mais uma chance de lutar por cinturão no boxe. Nesta terça-feira (18), a Associação Mundial de Boxe e a Federação Internacional de Boxe definiram que Esquiva Falcão será o desafiante indicado a lutar pelo cinturão dos médios das respectivas entidades contra o cazaque Gennady Golovkin.
O empresário do brasileiro, Sérgio Batarelli, revelou ao Combate que recebeu comunicado conjunto das duas entidades no qual o capixaba foi confirmado para desafiar o ‘GGG’ e recomendando que os respectivos times dos dois lutadores comecem a discutir a viabilização do combate, previsto segundo o documento para os primeiros meses de 2023;
– Agora é oficial. Recebi duas caras da FIB e da AMB confirmando Esquiva Falcão x Gennady ‘GGG’ Golovkin pelo título mundial e ordenando às duas equipes para iniciar as negociações para a realização da luta, que deverá acontecer no início de 2023. Acredito que em fevereiro ou março, mas é só um palpite. A data e o local dependem as negociações – diz a nota de Batarelli.
LEIA TAMBÉM
+ Jorge Masvidal faz ‘pedido’ para enfrentar Leon Edwards pelo cinturão do UFC
Na carta enviada pelas entidades, tanto a Associação Mundial como a Federação Internacional confirmaram que o duelo entre Esquiva e Golovkin será ‘obrigatório’ (isto é, o cazaque terá que enfrentar o brasileiro conforme suas obrigações de campeão) e válido para definir o campeão dos médios nas duas categorias.
Além disto, coloca que o vencedor desta luta (ou, no caso de empate, ‘GGG’) deverá defender em até 120 dias os cinturões contra o cubano Erislandy Lara, que é dono do cinturão ‘oficial’ da Associação Mundial, já que o cazaque é tido pela entidade como ‘supercampeão’. Lara poderá fazer, no período em que Esquiva e Golovkin se prepararem para esta luta uma defesa de seu título.
Ainda invicto em sua carreira de 30 lutas no boxe profissional, o medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Londres-2022 lutou pela última vez em maio, ao derrotar o argentino Cristian Rios. Já ‘GGG’, um dos grandes nomes do boxe na atualidade, vem de derrota para Saúl ‘Canelo’ Álvarez em luta disputada em setembro.